Janela Para o JapãoNotícias

Temporada de dispersão de pólen de cedro começa para valer na 3ª feira

Os meteorologistas esperam um aumento “explosivo” no mês de março

A dispersão do pólen de cedro aumentará gradualmente a partir de terça-feira (25) em uma ampla área de Kyushu a Tohoku, atingindo o seu pico no mês de março, publicou o Tenki.

Devido às condições severas do clima nesta segunda-feira (24), a dispersão de pólen será baixa em todo o país.

Mas com o enfraquecimento do padrão de pressão invernal na terça-feira, a dispersão do pólen aumentará gradualmente, com níveis “altos” previstos em Tóquio entre a sexta-feira (28) e o sábado (1º de março),

Em Fukuoka, os níveis também serão altos na quinta-feira (27) e na sexta-feira, chegando a níveis “muito altos” em 1º de março.

A previsão dos meteorologistas é de que o pico será atingido no início de março em Takamatsu (Kagawa), Hiroshima, Osaka, Nagoia (Aichi), Kanazawa (Ishikawa), Tóquio e Sendai (Miyagi).

O período de pico deve durar de 10 dias a um mês.

Em dias de muito vento ou quando o clima fica mais quente, o pólen será disperso em grandes quantidades, com alguns dias apresentando mais de 100 grãos de pólen por cm2.

Medidas de prevenção

Muitas pessoas usam máscaras para prevenir doenças infecciosas, mas elas também são eficazes contra o pólen. Usar uma máscara pode reduzir a quantidade de pólen que uma pessoa inala em aproximadamente um terço a um sexto.

É importante escolher uma máscara que se ajuste o melhor possível ao seu rosto, porque se houver um espaço entre o rosto e a máscara, o pólen pode entrar por ele.

Uma dica é colocar gaze na parte interna da máscara, que pode reduzir ainda mais a quantidade de pólen que entra nas narinas.

Existem vários tipos de máscaras, como as de tecido ou de uretano, mas por razões de higiene os especialistas recomendam máscara de outros materiais que não tecido, pois é eficaz na prevenção do pólen e é fácil de respirar, além de ser descartável após o uso.

O Tokyo Allergy Information Navi informou que a tendência de dispersão de pólen em Tóquio nos últimos anos começou para valer já em meados de fevereiro.

Este ano, o primeiro dia de observação do fenômeno foi em 8 de janeiro, o mais cedo desde que as estatísticas começaram.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *