Temperaturas sobem nesta terça-feira, mas aumentam os riscos de avalanches
A partir desta terça-feira (25) a tendência é de as temperaturas subirem, trazendo moderadamente o calor da primavera.
Com o aumento das temperaturas, a neve em muitos lugares começará a derreter, trazendo risco de avalanches e de outros acidentes, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
A neve acumulada chegou a quase 4 metros em Uonuma (Niigata), a pouco mais de 3 metros em Okura (Yamagata) e quase 2 metros na cidade de Aomori, na província de mesmo nome, noticiou a NHK.
O pico das nevascas passou, mas os efeitos do frio permanecem, podendo ainda nevar em algumas áreas.
Mas a terça-feira promete ser ensolarada, com os termômetros marcando 12°C no centro de Tóquio e na cidade de Fukuoka, 11°C nas cidades de Gifu e de Tottori, 10°C em Sendai e Osaka, 8°C na cidade de Wajima (Ishikawa) e 7°C na cidade de Nagaoka (Niigata).
Os meteorologistas, porém, pedem cuidado com relação ao derretimento da neve, pois o risco de ocorrerem avalanches aumenta com a subida das temperaturas.
Eles recomendam não se aproximar de encostas sem árvores e daquelas com rachaduras na neve, pois têm grande risco de ocorrerem avalanches.
Especialistas pedem para as pessoas que precisarem remover neve de lugares altos, que trabalhem em dupla ou em mais pessoas, que usem cordas de segurança e capacete e fixem bem a escada.
As pessoas que não tiverem experiência em remover neve de telhados devem procurar ajuda de um profissional.
Foto: Reprodução/NHK