Verão deste ano promete ser quentíssimo no Japão e estação das chuvas, normal
O verão deste ano poderá ser muito quente, o que não é uma particularidade do Japão, pois nos países do outro lado do mundo as temperaturas subiram, chegando a 40ºC no Rio de Janeiro, em 18 deste mês.
As previsões para o verão, entre junho e agosto, foram divulgadas pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) em uma coletiva de imprensa, na terça-feira (25).
Para quem adora calor, pode comemorar. Mas, quem não gosta ou se preocupa com os gastos de energia elétrica, que vão ficar mais caras, a notícia não agradará.
Segundo a AMJ, espera-se que o sistema de alta pressão do Pacífico se estenda para o norte e as temperaturas em todo o país devem ficar mais altas que a média no verão. Espera-se que seja outra onda de calor, como tem acontecido nos últimos anos.
E a expectativa é de que não será regional, mas sim em todo o arquipélago, de Hokkaido a Okinawa. O verão passado, 2024, foi o mais quente já registrado desde que as estatísticas começaram em 1898, empatando com 2023. Também foi anunciado que o verão de 2025 deverá ser outro extremamente quente.
Infográfico do WeatherNews
Em particular, após o fim da estação chuvosa no leste e oeste do Japão, em Okinawa e Amami, haverá mais dias ensolarados do que o normal, e o calor escaldante provavelmente continuará. Será essencial tomar medidas rigorosas para prevenir a insolação.
Como será a estação chuvosa, antes do pico do verão
Foto ilustrativa de chuva (PM)
Antes dos termômetros subirem marcando temperaturas elevadas, tem o período da estação chuvosa, chamada de tsuyu em japonês.
A previsão mostra que a precipitação ficará em torno da média em todo o Japão, mas é preciso ter cuidado com chuvas fortes em todo o período.
Portanto, para quem pensa em adquirir novos guarda-chuvas, capas e galochas, além de desumidificador, recomenda-se fazê-lo antes do aumento de preços que ocorre na alta temporada.
Infográfico do WeatherNews
Só para recordar, a estação chuvosa começa em Okinawa e Amami (meados a final de maio) e vai subindo gradativamente para o arquipélago principal. Na média, as regiões Tokai e Kansai costumam ter início por volta de 6 de junho, mas no ano passado começou em 21, com duas semanas de atraso.
E a primavera?
Margaridas na primavera (PM)
Antes da chegada do verão, tem a primavera. No mesmo dia, a AMJ informou que a previsão para março a abril a estação será mais quente do que o normal em Tohoku e Hokkaido.
No entanto, nas regiões de Kanto a Kyushu deverão ter temperaturas normais ou levemente mais elevadas que o normal. Portanto, se pode desfrutar dos passeios ao ar livre, sempre tomando cuidado com a insolação.
Infográfico do Tenki
FONTE: PORTAL MIE