Encontrada mais uma bomba não detonada na região central de Nagoia
Na manhã desta terça-feira (25), um empreiteiro encontrou uma bomba não detonada em um canteiro de obras no bairro de Marunouchi, no centro de Nagoia (Aichi).
O homem ligou para a polícia por volta das 8h20 para avisar sobre seu achado, mobilizando a corporação até o local para tomar as providências necessárias, noticiou a Nagoya TV.
As autoridades informaram que a bomba tem 1,2 m de comprimento por 30 cm de diâmetro. Um artefato semelhante foi encontrado na mesma área no dia 14 deste mês.
A descoberta ocorreu a cerca de 750 metros da sede do governo da província de Aichi e perto do Castelo de Nagoya.
Um morador de 66 anos, ao saber da descoberta, comentou: “Estou preocupado só de imaginar que possa haver uma dessas enterrada sob minha casa também. Espero que o governo investigue e compartilhe as informações o mais rápido possível.”
Outros artefatos
Várias bombas não detonadas – ou intactas – de fabricação norte-americana, foram descobertas em partes do Japão, remanescentes da Segunda Guerra Mundial.
Uma delas, pesando 250 kg, com 1,2 metro de comprimento, foi desativada no dia 30 de novembro de 2024 pelas Forças de Autodefesa do Japão.
O artefato havia sido encontrado em uma obra no centro de Nagoia em 17 de outubro.
Outra bomba foi encontrada no distrito de Higashi, ainda em Nagoia, no dia 24 de outubro, sendo removida do local em segurança no dia 15 de dezembro.
Em Miyakojima (Okinawa), no dia 29 de outubro, duas bombas de 250 kg também foram desativadas, assim como três artefatos explosivos encontrados em janeiro de 2024 em Kashiwa (Chiba).
Nos últimos 10 anos, as Forças de Autodefesa desativaram 14.840 bombas encontradas em terra. Okinawa é a região com o maior número de casos (5.406), representando mais de 30% do total.
Foto: Reprodução/Nagoya TV
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE