Janela Para o JapãoNotícias

Consulado Geral do Japão em SP celebra aniversário do Imperador Naruhito

onsulado Geral do Japão em SP celebra aniversário do Imperador Naruhito

No dia 20 de fevereiro, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu – acompanhado da consulesa Junko Shimizu – abriu as portas de sua residência oficial para celebrar o aniversário do Imperador do Japão, Naruhito, que completou 65 anos. A cerimônia contou com a presença de cerca de 430 convidados, entre eles o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Arthur Lima, além dos secretários municipais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, e do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. Estiveram presentes também os prefeitos de Suzano, Pedro Ishi, e de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama.

Antes dos discursos, a cantora Isadora Kataoka, do instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, interpretou, à capela, os hinos nacionais do Brasil e do Japão.

Gilberto Kassab, que quando era prefeito de São Paulo teve oportunidade de receber o Imperador – então príncipe herdeiro – durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, destacou a “influência positiva da comunidade nipo-brasileira na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país”.

Segundo ele, “não há um único espaço onde não se veja a influência dessa comunidade”. “Seja com grandes médicos, com grandes professores, seja nas áreas rurais com as máquinas japonesas, seja no campo da vida pública com extraordinários representantes, seja com a sua troca de experiências, trazendo para o Brasil tecnologia e grandes avanços”, assegurou Kassab, lembrando ainda que teve a honra de ser recebido em 2009 por Naruhito em audiência na Casa Imperial durante uma missão ao Japão.

Laços culturais – Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário chefe da Casa Civil, Arthur Lima destacou que o Estado de São Paulo “abriga, com orgulho, a maior comunidade japonesa fora do Japão, sendo o bairro da Liberdade, em nossa Capital, um símbolo da rica cultura nipo-brasileira”.

Arthur Lima destacou a relação histórica e estratégica de São Paulo com o Japão, “baseada em fortes laços culturais, econômicos e diplomáticos”. Com a carteira de investimentos variada, temos atuação japonesa em setores como indústria automobilística, tecnologia, agronegócio e infraestrutura”, disse Lima, que destacou o recente apoio concedido pelo Governo do Estado através do programa Pro Veículo Verde, que viabilizou a liberação de 1 bilhão de reais em créditos para a Toyota do Brasil possibilitando a ampliação de sua planta e a expansão da produção de veículos e motores.

Marco histórico – Discursando primeiro em japonês e depois em português, o cônsul Toru Shimizu saudou os convidados e lembrou que 2024 “foi um marco na história diplomática entre o Japão e o Brasil”. “Recebemos a visita de dois primeiros-ministros japoneses: o então primeiro-ministro, Kishida Fumio, e o atual primeiro-ministro, Ishiba Shigeru; visitas que fortaleceram ainda mais a nossa parceria estratégica global, preparando caminho para um ano de celebrações”.

Ele destacou que em 2025 celebramos os 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e que ao longo do ano serão realizados diversos eventos e programas de intercâmbio, abrangendo múltiplas áreas e aproximando os setores público e privado – ampliando as oportunidades de colaboração entre as duas nações.

E citou a visita que o presidente Lula fará ao Japão em março “que certamente contribuirá significativamente para o fortalecimento de nossos laços bilaterais”. A partir de abril, o Japão sediará a Expo 2025 Osaka, Kansai, um evento de grande relevância que se estenderá por seis meses”, disse o cônsul, acrescentando que espera que o Japão recebe muitas visitas nesse período, “incluindo delegações empresariais e autoridades brasileiras, consolidando ainda mais nossas relações”.

Legado – Por fim, explicou que desde a sua chegada a São Paulo, visitou diversos munícipios da jurisdição do Consulado  e “em cada lugar que conheci, pude testemunhar de perto o legado dos pioneiros japoneses para a comunidade nikkei e para a sociedade brasileira”. “Aproveito este momento para reiterar o meu profundo respeito e gratidão àqueles imigrantes que, ao longo de mais de um século, alicerçaram a forte amizade entre o Japão e o Brasil”, frisou o cônsul.

Ele concluiu seu discurso agradecendo às  autoridades brasileiras, aos membros da comunidade nikkei, japoneses expatriados e “todos os amigos que têm apoiado as atividades do Consulado”. E destacou que “gostaria de contar com a colaboração de todos para que o ‘Ano do Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil’ seja memorável e frutífero na aproximação entre os nossos povos”.

(Aldo Shiguti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *