Janela Para o JapãoNotícias

Carteira de motorista será preferencialmente para veículos com transmissão automática

carteira de motorista é importante para as pessoas com idade acima de 18 anos para que possam dirigir, obviamente, mas também porque serve de documento de identificação no Japão.

Haverá mudança para a obtenção desse documento, especialmente no currículo das autoescolas do país, por causa de uma alteração no sistema a partir de 1.º de abril deste ano (2025).

A partir do ano fiscal de 2025, os veículos automáticos também serão usados ​​em treinamentos e testes para diversas licenças de câmbio manual. O curso será revisado para usar os veículos manuais apenas para as disciplinas de operação de embreagem e marchas, segundo um funcionário da Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA).

Foto ilustrativa do documento (Wikimedia)

Para os carros de passeio comum ou kei, a maioria dos futuros motoristas opta por transmissão automática (AT), mas se oferece a opção de carro com transmissão manual (MT) para quem gosta da troca de marchas. Muitos que escolhem a opção de MT é porque o trabalho exige.

“A partir de 1.º de abril de 2025, aqueles que desejam obter uma licença de transmissão manual serão obrigados a fazer o que é chamado de teste do novo método, que inclui um teste prático usando veículos automáticos e manuais.

É a parte que está relacionada à operação da embreagem e da marcha. Esta etapa é realizada em um carro manual, e todas as outras etapas são realizadas em um veículo automático”, explicou o Chefe Adjunto da Divisão de Carteira de Habilitação da Sede da Polícia da Província de Tottori, Hiromichi Muronaga.

A partir de abril, parte do Regulamento de Fiscalização da Lei de Trânsito será revisado, e um novo sistema será introduzido, no qual aqueles que desejam obter uma carteira de motorista de MT terão a maior parte do treinamento realizado em veículos com AT.

Por que a facilitação na obtenção da carteira de motorista AT 

Foto de arquivo de caminhões (NHK)

A partir da primavera, a carteira de motorista será preferencialmente para transmissão automática. Caso queira, por algum motivo, a de MT, terá que fazer algumas horas a mais de treinamento e a taxa do curso será um pouco mais cara. 

Mas, a diferença não é só essa.

Acontece que no futuro próximo, a partir do ano fiscal 2026, se pretende introduzir as licenças AT inclusive para veículos de médio e grande porte, como os caminhões (oogata menkyo), ônibus de transporte de passageiros, micro-ônibus e caminhão com até 11 toneladas, com a finalidade de facilitar a direção, especialmente pela carência de motoristas

Assim, a atual mudança no currículo visa aliviar a escassez de motoristas no segmento de logística. 

Vale lembrar que quem obtiver a carteira de motorista AT não poderá dirigir um veículo de transmissão manual, embora quase todos os carros no Japão sejam automáticos.

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *