Janela Para o JapãoNotícias

Osaka proíbe chamadas telefônicas em caixas eletrônicos para evitar fraudes

Nas chamadas fraudes especiais, a maior parte das vítimas vai a um caixa automático para transferir quantias em dinheiro para criminosos

A província de Osaka aprovou uma portaria que proíbe as pessoas de fazerem ligações telefônicas quando estiverem usando caixas eletrônicos. A medida de prevenção é obrigatória para instituições financeiras e lojas de conveniência.

A decisão visa evitar que as pessoas continuem caindo em um golpe chamado de “fraudes especial”, publicou o Sankei.

A fraude especial ocorre quando idosos, em geral, são procurados por criminosos que utilizam de vários artifícios, fazendo com que suas vítimas transfiram grandes quantias em dinheiro para contas designadas.

Como precisam de orientação para as transferências em dinheiro, é comum ver as vítimas falando ao telefone no momento em que estão usando um caixa eletrônico.

A portaria foi aprovada por unanimidade pela assembleia da província nesta segunda-feira (24).

O governo de Osaka informou que esta é a primeira vez no país que uma decisão é tomada no sentido de proibir as pessoas de fazer ligações telefônicas enquanto usam caixas eletrônicos.

A medida prevê que as empresas afetadas instalem cartazes nos caixas eletrônicos informando sobre a proibição.

Além disso, devem estabeleçam um limite diário de 100.000 ienes que idosos possam transferir, e verifiquem se seus clientes estão sendo vítimas de fraudadores ao venderem cartões pré-pagos.

Em relação aos idosos, o aviso publicado informa que “eles não estão autorizados a operar caixas eletrônicos enquanto falam ao telefone”, mas que não há penalidades para quaisquer violações.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *