Hora do Planeta 2025 bate recorde de 3 milhões de horas dedicadas ao planeta, o dobro de horas contabilizadas em 2024
Às 20h30 de 22 de março, milhões de pessoas ao redor do mundo se uniram para a Hora do Planeta em uma inspiradora demonstração de união e compromisso com o nosso planeta. Nesta edição, quase 3 milhões de horas foram dedicadas à Terra, reafirmando-se como um poderoso movimento global de ação ambiental.
Por WWF
A Hora do Planeta deste ano serviu como um forte lembrete da dupla crise que enfrentamos (Crise Climática e Perda de Biodiversidade) . A natureza está desaparecendo a um ritmo alarmante e, em 2024, registramos oficialmente o ano mais quente da história, encerrando a década mais quente e testemunhando temperaturas oceânicas sem precedentes. A urgência para agir nunca foi tão grande. Em resposta, apoiadores de mais de 118 países e territórios dedicaram coletivamente quase 3 milhões de horas, demonstrando que ações individuais e coletivas podem gerar um impacto real.
Mais uma vez o movimento serviu como um farol de esperança e inspiração, reunindo indivíduos, comunidades, empresas e instituições. Os participantes se envolveram em atividades significativas alinhadas com suas paixões—seja reconectando-se com a natureza, restaurando o meio ambiente, aprendendo sobre o planeta ou inspirando outros a cuidar dele.
Um momento global de união pelo planeta
Figuras públicas influentes como o Secretário- Geral das Nações Unidas, António Guterres, apoiaram a causa ajudando a amplificar a mensagem da Hora do Planeta sobre ação e responsabilidade coletiva.
“A Hora do Planeta é sobre solidariedade, esperança e o poder da ação coletiva. A calamidade climática causada pelo homem está aqui e agora. Tivemos o ano mais quente, a década mais quente e os mares mais quentes já registrados. E vimos incêndios históricos, tempestades e secas como consequência. Abandonar os combustíveis fósseis poluentes—a principal causa desse caos—e migrar para energias renováveis oferece uma enorme promessa para todos nós. É mais saudável, mais barato e mais seguro. Então, por favor, junte-se a nós e use seu poder para lutar por um mundo melhor para todos nós.” destacou Guterres.
Kirsten Schuijt, Diretora-Geral do WWF Internacional, acrescentou:
“Estou profundamente comovida pelo incrível espírito de milhões de pessoas ao redor do mundo que se uniram para a Hora do Planeta. Este movimento é um testemunho do poder da ação coletiva e da esperança que compartilhamos por um planeta mais saudável. Para todos que dedicaram uma hora para a Terra, obrigado. Suas ações, grandes e pequenas, nos inspiram. Em tempos em que o mundo parece cada vez mais dividido, a Hora do Planeta nos lembra de que podemos nos unir por uma causa comum, algo maior, nosso lar compartilhado: o planeta. Juntos, estamos fazendo um impacto positivo em direção a um futuro mais sustentável.”
Marcos icônicos ao redor do mundo apagam as luzes em solidariedade
De monumentos icônicos a pequenas comunidades, o momento simbólico de apagar as luzes da Hora do Planeta foi observado globalmente. Alguns dos marcos mais famosos do mundo reduziram sua iluminação em um ato simbólico de solidariedade ambiental, incluindo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ópera de Sydney, a Torre de Xangai, a Torre de Seul, as Torres Gêmeas de Kuala Lumpur, o Burj Khalifa, o Coliseu, a Torre Eiffel, a London Eye, o Empire State Building, a sede da ONU, e as Cataratas do Niágara
Hora do Planeta 2026
A Hora do Planeta continua evoluindo, inspirando milhões a tomarem ações concretas além da hora do evento. A próxima edição acontecerá às 20h30 (horário local) no sábado, 28 de março de 2026, convocando uma participação global ainda maior.
Sobre a Hora do Planeta
Criada em Sydney, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou o maior movimento ambiental de base do mundo, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a agir pelo planeta.
A edição de 2025 buscou criar a “Maior Hora para a Terra”, incentivando participantes de todas as partes do mundo a dedicar uma hora a atividades que beneficiam o planeta, como aprender sobre a natureza, adotar práticas ecológicas ou reduzir o consumo de energia.
Visite horadoplaneta.org.br para saber como participar continuamente do movimento e “Dedicar uma Hora para o Planeta”.
Desde 2009, Cristo Redentor faz parte da Hora do Planeta se somando a monumentos icônicos de todo o mundo.
FONTE: WWF BRASIL