Vítimas da guerra são lembradas em Okinawa, 80 anos após invasão americana
Na província de Okinawa, no sudoeste do Japão, tropas americanas desembarcaram em sua ilha principal em 1º de abril de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Oitenta anos passados, os habitantes da vila de Yomitan, onde os soldados americanos desembarcaram, dedicaram um momento de silêncio em memória às vítimas da guerra.
Tropas dos Estados Unidos desembarcaram na parte central da ilha principal de Okinawa, em uma área na qual se localizam, atualmente, a vila de Yomitan e a cidade de Chatan.
A Batalha de Okinawa deixou mais de 200.000 pessoas mortas, o que significa que um em cada quatro residentes faleceu, na época, em Okinawa.
Todos os anos, no dia 1º de abril, a vila de Yomitan guarda um momento de silêncio.
Na terça-feira, em um anúncio realizado antes do meio-dia no escritório de administração da vila, o prefeito Ishimine Denjitsu exortou os moradores a se lembrarem desse dia, orarem pela paz eterna e transmitirem os fatos passados às gerações futuras. Os funcionários, então, observaram um minuto de silêncio.
Toyama Shota, um funcionário da prefeitura, disse que passará o dia pensando sobre a terrível guerra ocorrida 80 anos atrás e também sobre a paz.
FONTE: NHK PORTUGUES