Janela Para o JapãoNotícias

Após casos de rato e barata na comida, Sukiya promete limpar todos os seus restaurantes diariamente

Com essa medida, a rede pretende restaurar a confiança dos clientes no Japão

A rede de restaurantes Sukiya anunciou na quinta-feira (3) novas medidas para evitar a recorrência de incidentes envolvendo contaminação de alimentos. Como parte dessas ações, a empresa decidiu encerrar seu funcionamento 24 horas por dia, implementando um horário dedicado à limpeza das unidades.

Na segunda-feira (31), a empresa suspendeu as operações em todas as suas unidades, exceto aquelas localizadas dentro de shopping centers, como parte de um esforço para reforçar as medidas de higiene. A maioria dos restaurante voltou a funcionar às 9h desta sexta-feira (4).

A decisão foi tomada após uma série de incidentes ocorridos desde o início do ano, incluindo a presença de um rato dentro de uma tigela de missoshiru servida em uma unidade na província de Tottori e a descoberta de partes de uma barata em um produto levado para viagem por um cliente em uma loja na cidade de Akishima, em Tóquio.

Durante o período em que os restaurantes ficaram fechados, a empresa reforçou os procedimentos de limpeza e implementou medidas para evitar a entrada de pragas e roedores.

As novas ações de prevenção incluem o fim do funcionamento 24 horas nas lojas fora de shopping centers, estabelecendo uma pausa entre 3h e 4h da madrugada para limpeza intensiva, e a reforma gradual de unidades mais antigas, adaptando as cozinhas para facilitar a higienização.

Com essas mudanças, a rede pretende restaurar a confiança dos clientes. Em comunicado, a empresa afirmou: “Estamos comprometidos com a erradicação de pragas e roedores para garantir a segurança e a qualidade de nossos produtos.”

Leia o comunicado na íntegra:

“Aviso sobre a retomada das atividades e medidas adotadas
03 de abril de 2025

Gostaríamos de expressar nossas mais sinceras desculpas pelo grande transtorno e sofrimento causados aos clientes que relataram a presença de corpos estranhos nos produtos das lojas Sukiya Tottori Minami-Yoshitaka e Akishima Eki-Minami. Além disso, pedimos desculpas novamente aos nossos clientes e demais envolvidos pelos inconvenientes e preocupações gerados.

A partir das 9h do dia 4 de abril (sexta-feira), a Sukiya retomará as operações na maioria de suas unidades, com exceção de aproximadamente 170 lojas.

Como parte das medidas para erradicar a presença de corpos estranhos nos produtos, a partir das 3h do dia 5 de abril (sábado), a rede encerrará o funcionamento 24 horas em praticamente todas as unidades. O horário entre 3h e 4h da manhã será reservado exclusivamente para a realização de limpeza intensiva, visando elevar o padrão higiênico das lojas.

A seguir, detalhamos as informações sobre a reabertura e as medidas adotadas para erradicar corpos estranhos nos produtos.

  1. Sobre a retomada das operações
    A Sukiya retomará as atividades a partir das 9h do dia 4 de abril (sexta-feira), com exceção de aproximadamente 170 lojas.

Essas lojas permanecerão fechadas devido à necessidade de implementação de medidas adicionais para melhorar o ambiente interno. Além disso, mesmo nas unidades que não haviam sido incluídas na suspensão inicial — como as localizadas em shopping centers — serão implementadas suspensões temporárias para realizar limpezas rigorosas e selar possíveis pontos de entrada de pragas e roedores.

Pedimos desculpas aos clientes e demais envolvidos pelos contínuos transtornos e preocupações.

  1. Medidas para erradicação de corpos estranhos nos produtos

1) Investigação e medidas adotadas para a loja Akishima Eki-Minami
Após a realização de uma investigação no local e da análise dos materiais recolhidos pela equipe especializada do Departamento de Padrões de Segurança Alimentar do grupo, não foi possível determinar com precisão a via de contaminação nem a causa exata do incidente.

A investigação revelou que, no passado, funcionários da loja relataram avistamentos de pragas. Medidas de controle foram tomadas por uma empresa especializada, mas os avistamentos persistiram. Com base nessas informações, a empresa concluiu que a contaminação foi causada pelas condições higiênicas inadequadas da loja.

Diante desse resultado, a unidade passará por uma reforma completa, incluindo a substituição de equipamentos e a reconstrução de paredes internas. A reabertura será realizada assim que o ambiente estiver devidamente preparado para garantir a segurança dos clientes.

2) Medidas implementadas em todas as lojas
Desde o primeiro incidente reportado em janeiro, a Sukiya já havia adotado as seguintes medidas em todas as suas lojas:

  • Inspeção visual rigorosa dos produtos antes da entrega aos clientes.
  • Treinamento mensal dos funcionários sobre normas de higiene.
  • Inspeções trimestrais para verificar rachaduras e frestas nas instalações, com reparos imediatos nos pontos identificados.
  • Refrigeração dos depósitos de lixo em todas as unidades:

Para reduzir a atração de pragas e roedores, a refrigeração dos depósitos de lixo já foi concluída em cerca de 800 das 1.971 lojas da rede.

O restante das unidades, exceto as localizadas dentro de shopping centers, terá essa adaptação concluída até o final de 2025.

Além disso, com base nas inspeções realizadas durante a suspensão temporária das atividades a partir de 31 de março, a empresa implementará as seguintes novas medidas:

① Encerramento do funcionamento 24 horas
A partir das 3h do dia 5 de abril (sábado), praticamente todas as unidades da Sukiya deixarão de operar 24 horas por dia. O horário entre 3h e 4h da madrugada será reservado para limpeza intensiva, incluindo a higienização de áreas de difícil acesso durante o funcionamento normal da loja.

Pedimos desculpas pelos possíveis transtornos causados aos clientes.

② Reformas planejadas para unidades mais antigas
As lojas que apresentam dificuldades para manter os padrões de higiene devido ao envelhecimento das instalações passarão por reformas estruturais para eliminar pontos de entrada de pragas e garantir a manutenção da limpeza.

③ Revisão do design das cozinhas
A arquitetura das cozinhas será reformulada para dificultar a entrada e a permanência de pragas, além de facilitar a limpeza. Essas mudanças serão aplicadas progressivamente em novas unidades e lojas reformadas.

A Sukiya reafirma seu compromisso com a recuperação da confiança de seus clientes e continuará a implementar medidas rigorosas para prevenir a entrada e a proliferação de pragas.”

Foto: iStockphoto

FOTO:ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *