Atendimento on-line será novidade no Procon de Marília
O Procon de Marília firmou mais uma parceria com a Fundação Procon, do governo do Estado, para utilizar cada vez mais a tecnologia digital, visando otimizar o atendimento da população mariliense.
A unidade, administrada pela Prefeitura Municipal, está disponibilizando o atendimento pelo Procon-SP Digital, uma plataforma on-line para que o consumidor possa registrar suas reclamações e realizar outros serviços relacionados à defesa, com acompanhamento aqui mesmo em Marília. “Com o novo sistema, todo o processo de reclamação do consumidor poderá ser feito on-line, desde o primeiro contato com o atendimento, até a audiência de conciliação, havendo a possibilidade de se acompanhar o andamento da demanda”, explicou a diretora Valquíria Galo Febrônio Alves.
Para isso, os funcionários do Procon de Marília passarão por uma capacitação nos dias 29 e 30 de abril. “O treinamento será ministrado por especialistas da Fundação Procon e por esse motivo, nessas datas, a unidade de Marília estará fechada para o atendimento presencial, sendo possível apenas a consulta pelo sistema digital já existente através da Plataforma 1Doc (https://marilia.1doc.com.br/atendimento). O consumidor pode iniciar pelo próprio celular a sua demanda e anexar os documentos necessários para a atuação do órgão. Para isso, será aberto um cadastro.
A mudança também abrange os procedimentos de fiscalização. Além dos especialistas passarem a fazer os autos de infração de forma on-line line, agilizando a tramitação do processo, os serviços, como recurso de multa, por exemplo, poderão ser acompanhados digitalmente, garantindo mais transparência e dinamismo.
Os consumidores de Marília também poderão contar com a supervisão de especialistas e até com audiências de conciliação on-line em casos mais complexos, o que melhora a qualidade do serviço oferecido gratuitamente pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo. “Com a tecnologia, queremos atender cada vez mais interessados, sem um tempo de espera longo na forma presencial na unidade, diminuindo a necessidade do deslocamento do consumidor até a avenida das Indústrias, nº 294. No presencial, o atendimento pode demorar até uma hora. Além da consulta digital, o Procon de Marília está lançando o agendamento do serviço presencial para pessoas que não conseguem acessar o sistema informatizado de protocolos ou mesmo para os usuários que preferem o atendimento presencial. Isso poderá ser feito na própria sede do Procon ou pelo site da Prefeitura visando diminuir o tempo de espera do consumidor”, completou Valquíria.
As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.
O consumidor fará a reclamação e o fornecedor será notificado para responder, havendo prazo de até 10 dias para isso. Dada a resposta, caberá ao reclamante avaliar. Ficando satisfeito, a reclamação será encerrada. Se isso não ocorrer, haverá a abertura de um processo administrativo e o fornecedor novamente será notificado. Uma audiência terá agendamento entre as partes, cabendo ao Procon tentar um entendimento. Se isso acontecer, o processo administrativo será baixado. Caso contrário, a pessoa reclamante poderá ingressar na Justiça, havendo uma nova tentativa de conciliação no Cejusc, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça.