Tecendo o Futuro: Por uma cadeia do Algodão Livre de Desmatamento no Brasil
O evento “Tecendo o Futuro: por uma cadeia responsável do algodão no Brasil”, organizado pelo WWF-Brasil, reuniu diversos atores estratégicos da cadeia produtiva do algodão para debater os desafios e oportunidades em torno do combate ao desmatamento.
O encontro contou com a participação de produtores rurais, traders, indústrias têxtil e de moda, investidores, representantes do governo, associações setoriais, organizações da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade.
Mariana Napolitano, diretora de estratégia do WWF-Brasil, deu início ao evento, destacando a importância de enfrentar o desmatamento como prioridade para todos os envolvidos no setor. Marcio Portocarrero, diretor executivo da ABRAPA, cujoa apoio foi fundamental para a realização do encontro, trouxe importantes dados e reflexões sobre a sustentabilidade na cadeia do algodão e a conexão entre conservação e produção.
A visão do WWF-Brasil
Pablo Majer (WWF-Brasil) apresentou um panorama sobre desmatamento e conversão de vegetação nativa, destacando caminhos para um algodão livre de desmatamento. Já Tiago Reis (WWF-Brasil) apresentou o Accountability Framework e como protocolos de verificação podem contribuir na transformação de uma cadeia produtiva responsável.
O evento contou com dois painéis:
Um deles focado em dialogar sobre condições estruturantes: políticas públicas, finanças e práticas produtivas como fatores catalisadores da transformação. Que contou com a participação de Pedro Cunto – Assessor Especial, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil); Tiago Agne – Gerente de Sustentabilidade, SLC Agrícola; Fernanda Saturni – Gerente de Sustentabilidade, LDC; Taciano Custódio, Head de Sustentabilidade, Rabobank América do Sul; Rodrigo Chaves Ribeiro, Raw Materials Developer, IKEA
O outro painel debateu reputação, rastreabilidade e demanda no mercado de algodão sustentável. Este painel reuniu Tiago Agne – gerente de Sustentabilidade, SLC Agrícola; Rodrigo Chaves Ribeiro – Raw Materials Developer, IKEA; João Bordignon – Diretor de Marketing e Sustentabilidade, Capricórnio Têxteis; Eduardo Ferlauto – Gerente Geral de Sustentabilidade, Lojas Renner.
Ambos os painéis contaram com a dupla moderação de Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil, e do jornalista Pedro Duran, como apoio.
Conclusões e próximos passos
O evento destacou a urgência de eliminar o desmatamento das cadeias de valor, o papel estratégico da rastreabilidade e certificações, a necessidade de diálogo entre produção e mercado, e a oportunidade de criar valor reputacional e comercial por meio de uma cadeia livre de desmatamento.
Culminando em um convite à ação coletiva, marco importante para iniciar o trabalho do WWF-Brasil na construção de uma cadeia produtiva de algodão responsável e livre de desmatamento, promovendo o diálogo e a colaboração entre os diversos atores envolvidos, como a organização já vem feito com outras cadeias produtivas como a soja, carne e couro.
FONTE:WWF BRASIL