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Quase 40% das pessoas no Japão pretendem ficar em casa no feriado de Golden Week, mostra pesquisa

A alta dos preços está levando muitas famílias a adotar um comportamento mais cauteloso com os gastos

 Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pela empresa de consultoria Intage, com sede em Tóquio, revelou que mais pessoas pretendem passar o feriado de Golden Week em casa este ano. Ou seja, atividades como jantar fora, fazer compras ou viajar dentro do país estão em queda.

Segundo os analistas, o principal fator é a alta dos preços, que está levando muitas famílias a adotar um comportamento mais cauteloso com os gastos, resultando em um feriado prolongado com forte tendência ao “sugomori” – termo que remete a ficar recluso em casa.

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 27 e 31 de março de 2025, utilizando o painel próprio da empresa Intage. Participaram do levantamento 5.000 homens e mulheres com idades entre 15 e 79 anos.

O orçamento médio estimado para a Golden Week deste ano ficou em 29.237 ienes, representando um leve aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Entre os entrevistados que esperam um aumento de salário a partir de abril de 2025, o valor destinado ao feriado é significativamente maior, chegando a 65.130 ienes.

Por outro lado, aqueles que acreditam que o salário permanecerá o mesmo ou sofrerá redução preveem gastar menos da metade desse valor, evidenciando uma disparidade considerável nas intenções de consumo conforme a expectativa em relação à renda futura.

Planos reais para o feriado

  • Ficar em casa: 37,3% (+3,2 pontos em relação ao ano anterior)
  • Comer fora: 17,5% (–3,0 pontos)
  • Fazer compras: 16,1% (–0,6 ponto)
  • Viajar dentro do país (com ou sem pernoite): 13,6% (–2,0 pontos)

Planos ideais para o feriado

  • Visitar um parque temático: 6,0% querem, mas apenas 2,1% pretendem realmente ir – uma diferença de quase 3 vezes.
  • Viagem com pernoite dentro do Japão: 16,9% desejam, mas só 7,7% planejam de fato

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

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