Marília convoca crianças e jovens de 10 a 14 anos para completarem o ciclo vacinal contra a dengue
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa Municipal de Imunização, está convocando as crianças e jovens de 10 a 14 anos para completarem o ciclo vacinal contra a dengue.
Mesmo a cidade tendo recebido mais 8 mil doses da vacina contra a dengue no último dia 26 de março, a cobertura vacinal está muito baixa, com apenas 11,15% desse público-alvo.
A vacina contra a dengue 1, 2, 3 e 4 Atenuada é produzida pelo Laboratório Takeda, do Japão, sendo aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre as doses.
O público-alvo da vacina é de 13.990 jovens na faixa etária de 10 a 14 anos, sendo que apenas 4.274 receberam a 1ª dose e apenas 1.560 tomaram a 2ª dose da vacina.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização, enfermeira Juliana Bortoletto, lembra da importância de se completar o ciclo vacinal. “É fundamental que essas crianças e jovens recebam as duas doses. Há uma diferença de 2.714 jovens da 1ª para a 2ª dose e estamos chamando essas pessoas para tomem a 2ª dose para ficarem imunizadas.”
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília integra o Programa Melhor Horário e fica aberta até as 22h de segunda a sexta, inclusive para vacinação.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou que a vacina dá imunidade aos quatro sorotipos de dengue. “A vacina é sempre a melhor prevenção e é muito eficaz, pois garante imunidade aos quatro sorotipos da doença. Peço aos pais que levem seus filhos para vacinar. A dengue é uma doença grave e que pode levar à morte. Não deixem de vacinar os seus filhos jovens e adolescentes dessa faixa etária de 10 a 14 anos.”