Janela Para o JapãoNotícias

Japão examinará demandas dos EUA para encontrar interesse comum em negociações tarifárias

O Japão pretende examinar as demandas dos Estados Unidos, após as primeiras conversações ministeriais bilaterais sobre medidas tarifárias do governo do presidente Donald Trump. Tóquio planeja se preparar para a próxima rodada de negociações, explorando áreas em que os dois lados possam encontrar interesses comuns.

O negociador do Japão para as conversações, o ministro da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, se encontrou com Trump na Casa Branca na quarta-feira.

Mais tarde, ele se reuniu com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, o secretário de Comércio Howard Lutnick, e o representante comercial Jamieson Greer.

As reuniões foram as primeiras em que Akazawa discutiu a política tarifária dos Estados Unidos com Trump e as principais autoridades do governo.

Akazawa disse a eles que as medidas tarifárias americanas são extremamente lamentáveis, e pediu fortemente que as reconsiderassem.

Ambos os lados concordaram em se engajar nas consultas, de forma franca e construtiva, com o objetivo de chegar a um acordo o mais cedo possível para que os líderes dos dois países possam anunciá-lo.

Posteriormente, Akazawa declarou a repórteres que Trump não fez nenhuma exigência. Afirmou que o presidente considerou as consultas com o Japão a principal prioridade de seu governo.

O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, foi informado sobre as conversações por telefone. Ele expressou a intenção de buscar uma conclusão rápida das negociações com os Estados Unidos.

Ishiba disse que reconhece que as conversações levarão à próxima rodada de negociações, mas que não será fácil.

Citou que acompanhará os desdobramentos das reuniões em nível ministerial, e considerará a possibilidade de viajar para os Estados Unidos em um momento mais apropriado para se encontrar com o presidente Trump.

A maioria dos membros do governo japonês e dos partidos situacionistas diz que a primeira rodada de negociações correu bem, em meio a preocupações de que o lado japonês pudesse permitir que Trump tomasse a iniciativa.

Entretanto, há opiniões dentro do governo japonês de que a luz ainda não é visível no fim do túnel, uma vez que Washington teria reiterado sua posição sobre o comércio, em áreas como automóveis e agricultura.

Acredita-se também que Trump esteja insatisfeito com o tratado de segurança dos dois países. O Japão espera separar o tema sobre as tarifas das questões de segurança, enfatizando que já está trabalhando para reforçar sua capacidade de defesa.

Os dois lados pretendem realizar a próxima rodada de negociações neste mês.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *