Em vez de dar dinheiro, premiê do Japão se compromete a reduzir contas de luz, gás e combustíveis
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, reafirmou neste domingo (20) seu compromisso com medidas que aliviem os impactos da inflação sobre os cidadãos, especialmente em relação aos custos de eletricidade, gás e combustíveis.
“O governo quer agir com responsabilidade para que o peso sobre a população seja reduzido, ainda que um pouco”, afirmou Ishiba em um programa de debates da emissora NHK.
Medidas previstas:
- Combustíveis: o governo pretende implementar, já em maio, uma redução de 10 ienes por litro no preço da gasolina, como parte das medidas contra o aumento do custo de vida.
- Energia: os subsídios para eletricidade e gás serão retomados a partir de julho, com o objetivo de aliviar o impacto nas finanças domésticas.
O pacote completo de medidas contra a inflação deverá ser finalizado ainda neste mês, segundo o Nihon Keizai Shimbun.
Apesar da pressão por ações mais imediatas como ajuda em dinheiro ou reduções de impostos, Ishiba adotou um tom mais cauteloso.
“Com a população diminuindo, é responsabilidade do governo mostrar de forma clara como o Japão pode seguir em frente. Precisamos de medidas sustentáveis, não soluções temporárias”, disse.
No início deste mês, partidos da coalizão governista chegaram a propor distribuição de dinheiro para todas as pessoas, sem restrições de renda, em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos e à alta dos preços.
Dentro do Partido Liberal Democrata (PLD), chegaram a ser discutidos valores entre 30 mil e 50 mil ienes por pessoa, enquanto o parceiro de coalizão, o Komeito, defendia 100 mil ienes. No entanto, essas propostas já foi descartadas.
Foto: Reprodução/NNN
Primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba
FONTE: ALTERNATIVAON LINE