Supermercados do Japão aumentam preços do arroz pela 15ª semana consecutiva
Os preços do arroz nos supermercados em todo o Japão continuam subindo. O preço de varejo subiu pela 15ª semana consecutiva, apesar da liberação dos estoques do governo nacional como parte dos esforços para estabilizar a distribuição.
Segundo o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, o preço médio de um saco de arroz de 5 kg foi de 4.217 ienes, ou aproximadamente 30 dólares, no período de sete dias contados até 13 de abril. O valor é baseado em uma pesquisa conduzida com cerca de mil supermercados de todo o país.
O preço subiu 0,1% em relação ao período anterior, indicando um aumento superior ao dobro do preço registrado no mesmo período do ano passado.
O governo vendeu mais de 140.000 toneladas de arroz dos estoques nacionais em seu primeiro leilão, realizado no mês de março. Contudo apenas 0,3% desse volume chegou às prateleiras das lojas até o final do mês.
Orikasa Shunsuke, pesquisador responsável do Instituto de Economia de Distribuição do Japão, disse o seguinte: “É improvável que os preços do arroz continuem subindo ainda mais. Eles permanecerão altos por um tempo, mas essa tendência deverá terminar a partir de agora”.
Orikasa aponta números do ministério que mostram que os preços no atacado, em março, caíram em relação ao mês anterior. Ele estima que o preço médio de varejo caia para cerca de 3.500 ienes por 5 kg, o que equivale a cerca de 25 dólares.
O governo planeja continuar liberando o cereal dos estoques nacionais todos os meses até o verão, de modo a tentar abrandar a situação.
FONTE: NHK PORTUGUES