Polícia japonesa prende 3 suspeitos por fraude e lavagem de dinheiro
A NHK apurou que a polícia japonesa prendeu três pessoas sob suspeita de fraude por roubar dinheiro por meio de um golpe envolvendo cobrança fictícia. O trio também é suspeito de lavar os recursos da fraude.
Uma equipe de investigação conjunta, que inclui o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, acredita que os suspeitos também lavaram recursos ilícitos do chamado “grupo Luffy”. A quadrilha criminosa é suspeita de orquestrar golpes envolvendo ofertas de emprego duvidosas a partir das Filipinas e uma série de roubos a domicílio no Japão.
Segundo fontes relacionadas à investigação, os três suspeitos teriam dito a um homem que ele tinha contas não pagas de um site de vídeos e o fraudaram em cerca de 8.500 dólares, em 2023. O homem era da faixa etária dos 60 anos e morava na província de Chiba.
Os três suspeitos teriam convertido o dinheiro em criptomoedas e enviado os fundos por meio de corretoras e contas bancárias no exterior. Posteriormente, a soma teria sido convertida em dinheiro novamente e transportada fisicamente pelos suspeitos.
Acredita-se que os três suspeitos também tenham recebido milhões de dólares por mês do grupo Luffy e de outras organizações criminosas. Investigadores acreditam que esses fundos também foram lavados por meio de criptomoedas e enviados repetidamente para contas bancárias no exterior, que são mais difíceis de serem investigadas.
FONTE:NHK PORTUGUES