Número de pessoas que testaram positivo para Covid-19 e estão em isolamento domiciliar ultrapassa 10 mil em Tóquio
O número de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e estão em isolamento domiciliar subiu para mais de 10 mil em Tóquio. Isso reflete o recente e rápido alastramento de infecções atribuído à variante ômicron.
Segundo o governo metropolitano de Tóquio, havia 10.814 pessoas nessa condição na segunda-feira, ultrapassando a marca de 10 mil pela primeira vez desde a quinta onda de infecções pelo vírus no último verão.
O número de pessoas que lutam contra o vírus em casa, na capital japonesa, foi inferior a 100 durante mais de dois meses, antes de 1º de janeiro. No entanto, o número tem aumentado rapidamente desde então, chegando a mais de 1.000, em 9 de janeiro, e a 5.000, na sexta-feira passada. Diferentemente do último verão, pessoas que estão atualmente em isolamento domiciliar estão assintomáticas ou somente com sintomas leves.
Autoridades sanitárias, porém, estão preocupadas que pessoas contaminadas pela altamente infecciosa variante ômicron e em isolamento domiciliar sejam altamente propensas a transmitir o vírus para outros familiares.
O governo metropolitano trabalha para elevar o número de instalações de acomodação e exorta as pessoas que testaram positivo para o vírus que façam uso desses locais para se autoisolarem, em vez do isolamento domiciliar. Também está ampliando um sistema para monitorar melhorar as pessoas em isolamento domiciliar, além de um outro, em parceria com associações médicas locais, para visitas domiciliares de médicos.
FONTE : NHK PORTUGUÊS