Alunos de EMEFs participam do projeto de acolhimento “How are you feeling?”
Cerca de 9 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estão envolvidos com as práticas diárias da língua inglesa
Os alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) têm participado, neste primeiro semestre, de uma rotina diferenciada nas aulas de inglês: da atividade “How are you feeling?” (Como você está se sentindo?).
A atividade é uma forma de acolhimento e de prática da comunicação oral da língua inglesa. Ao iniciar a aula, a professora cumprimenta os alunos e pergunta: “How are you feeling today?”. Cada estudante tem a oportunidade de expressar seus sentimentos, utilizando vocabulário como happy (feliz), sad (triste), angry (raiva), excited (animado/a), tired (cansado/a), entre outros.
A atividade é conduzida de maneira lúdica, incentivando todos a se expressarem em inglês, respeitando o tempo e o nível de cada aluno. Essa prática diária não apenas reforça o vocabulário emocional e as estruturas de perguntas e respostas em inglês, mas também cria um espaço de escuta e acolhimento, fortalecendo o vínculo entre alunos e professora, além de promover o desenvolvimento da inteligência emocional.
“É muito gratificante observar o envolvimento dos alunos ao se expressarem em inglês sobre seus sentimentos. Essa prática diária tem contribuído significativamente para a ampliação do vocabulário, além de fortalecer a confiança dos estudantes em se comunicar na nova língua”, afirmou Camila Rodrigues de Souza, que integra a equipe técnica do setor de planejamento de EMEF na Secretaria Municipal da Educação.
Atualmente, cerca de 9 mil alunos de EMEFs, de 6 a 10 anos de idade, participam do projeto “How are you feeling?” na rede de ensino de Marília.
“Recentemente, investimos na capacitação dos nossos professores de inglês. Projetos, como este, ajudam a melhorar ainda mais a qualidade do ensino que é ofertado aos nossos alunos. Estamos muito contentes com a participação e o comprometimento dos estudantes nestas atividades”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.