Após capacitação de profissionais, Santa Casa de Marília realiza atendimentos em Libras
Através da comunicação inclusiva, paciente descobriu que usava medicação de forma incorreta
Após a capacitação de seus profissionais, a Santa Casa de Marília vem realizando atendimentos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Cursos básicos e avançados do gênero estão sendo aplicados aos colaboradores da instituição em parceria com a escola Libras On.
O objetivo é promover uma assistência em saúde cada vez mais inclusiva e humanizada aos pacientes de 62 municípios da região abrangida pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
Com esta iniciativa, a unidade hospitalar filantrópica mariliense proporciona ainda mais qualidade no atendimento e otimiza a experiência do paciente surdo na instituição.
Prova disso é o reconhecimento recente do paciente Marcos Leme Batista, internado com problema cardíaco e que se comunicou com a equipe de profissionais da Santa Casa de Marília por meio da Libras, descobrindo que usava a medicação de forma incorreta.
Através da comunicação inclusiva, os profissionais da Santa Casa de Marília informaram ao paciente a maneira correta do uso do medicamento e a importância da adesão ao tratamento.
No momento da alta de Marcos Leme Batista, as enfermeiras Micaele Cardoso (curso avançado) e Natália Felício (curso básico), realizaram todas as orientações sobre os cuidados, pós-internação, medicações, retornos e demais informações relevantes, utilizando a Libras como principal forma de comunicação.
A capacidade de se comunicar diretamente com a equipe de saúde, sem barreiras linguísticas, proporciona mais segurança, autonomia e compreensão durante todo o processo de cuidado.
A Direção da Santa Casa de Marília parabenizou a dedicação e o empenho dos profissionais que estão participando dos cursos de Libras, com o propósito de aprimorar continuamente a assistência em saúde, buscando a excelência no atendimento e a promoção da inclusão para toda a comunidade.