Empacotador de café é interditado em Piraju por condições sanitárias inadequadas
Fiscalização ocorreu em um empacotador de Piraju, interior de São Paulo (Fotos: SFA-SP)
Uma operação realizada na quarta-feira (7) terminou com a autuação e interdição de um estabelecimento empacotador de café no interior de São Paulo. Localizada em Piraju (SP), a empresa foi fiscalizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Vigilância Sanitária (Visa) de Piraju e Departamento de Engenharia da cidade.
O estabelecimento empacotava café torrado e moído daquele município. O ambiente encontrado pelos fiscais revela que a empresa estava funcionando em condições higiênicas e sanitárias inadequadas, além de apresentar problemas documentais ou cadastrais junto aos órgãos municipais, o que causou a interdição pela Visa-Piraju-SP.
Foram apreendidas pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP), do Mapa, três toneladas de café torrado e moído empacotado. Amostras foram coletadas para análise da qualidade do produto, que serão realizadas em Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), também do Mapa. A análise vai considerar os parâmetros previstos na Portaria 570/2022 que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado.
Matéria-prima que era empacotada
A Vigilância Sanitária de Piraju foi acionada pelos auditores fiscais do Mapa em função das condições inadequadas encontradas previamente à ação conjunta. Atuaram na operação servidores das regiões de Marília e Ribeirão Preto. O nome da empresa é divulgado após a finalização do processo administrativo aberto no Mapa, assegurando o direito de defesa ao empacotador.
Consumidores que desconfiem de fraude em produtos de origem animal ou vegetal podem fazer denúncias na Plataforma Fala BR, no site do Mapa. Não é necessário se identificar e as denúncias facilitam as fiscalizações do Ministério.