Prefeitura realiza nebulização costal em três escolas da rede estadual
Trabalho foi realizado no sábado (10) pela manhã nas escolas Baltazar, Antônio Reginato e Amélia Lopes
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado (10) pela manhã mais uma ação de combate à dengue no município, com a nebulização costal em três escolas da Rede Estadual de Ensino.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, acompanhou a equipe da Divisão de Zoonoses, formada por uma supervisora de saúde e três agentes de controle de endemias, na execução do trabalho.
A ação teve início às 6h na escola Prof. Baltazar de Godoy Moreira, localizada na rua 24 de Dezembro, 2.687, no bairro São Miguel (Somenzari); depois foi para o Prof. Antônio Reginato, que fica na rua Corifeu de Azevedo Marques, 807, no bairro Palmital; e terminou na escola Amélia Lopes Anders, que se localiza na rua Pedro Martins Parra, 470, no bairro Santa Antonieta.
A nebulização costal é recomendada sempre que ocorre um caso positivo para dengue, pois se subentende que há mosquito fêmea contaminada na área. Quando isso acontece, pega-se o endereço de onde se confirmou o caso, delimita-se um raio de 200 metros, de acordo com o voo que a fêmea pode fazer. Depois se elimina os criadouros e entra com o inseticida para matar as fêmeas contaminadas, interrompendo assim a transmissão.
No atual cenário epidemiológico, em que a cidade inteira tem casos de dengue, faz-se também a nebulização noturna, conhecida por fumacê, para poder atingir uma área muito grande em menor tempo. Porém, o inseticida dispersado no fumacê, só atinge casas comuns; locais muito grandes, como escolas, por exemplo, não alcança. Diante disso, faz-se a nebulização costal, que é mais efetiva e vai alcançar tudo.
“Esses locais com alto fluxo de pessoas são importantes em transmissão, porque se aparecer uma pessoa com dengue lá e contaminar uma fêmea, transmite para várias outras pessoas, que moram e frequentam diversos locais na cidade. Por isso, fazemos também a nebulização costal em locais de grande circulação de pessoas”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.