Comunidade recebe orientações em aleitamento materno e nutrição

A comunidade da zona Norte de Marília recebeu orientações em Saúde, com foco em aleitamento materno e nutrição. A ação conjunta em Saúde foi realizada pela Maternidade Gota de Leite e pelo Banco de Leite Humano (BLH), que fizeram plantão no estacionamento do Supermercado São Francisco no último sábado. A equipe utilizou materiais e serviços estratégicos para envolver as famílias.

Gestantes e pais com bebês receberam informações e esclareceram dúvidas sobre o aleitamento materno, sendo alertados sobre o apoio que possuem na maternidade e no BLH, disponíveis rotineiramente para as contribuições necessárias.
Os adultos interessados passaram por aferição da pressão arterial e teste de glicemia, recebendo orientações nutricionais e de hábitos saudáveis. E o Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil), que tem gestão da Gota de Leite, montou um circuito para envolver as crianças em brincadeiras saudáveis, com pesagem e medição de altura para orientação dos pais ou responsáveis presentes.


“Temos uma parceria-irmã entre Gota de Leite e BLH, através de um termo de cooperação técnica. E em uma ação externa como esta agradecemos à receptividade do Supermercado São Francisco, que ajuda a divulgar um trabalho tão bem feito na cidade”, frisaram a presidente da maternidade, Virgínia Balloni, e a supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues.

Sandra ainda destacou que a Gota de Leite desenvolve uma assistência humanizada e em acordo com a Rede Alyne. “Essa união favoreceu o trabalho e a Gota é uma maternidade modelo no estado de São Paulo”. A Rede Alyne é um avanço da Rede Cegonha, lançada pelo Governo Federal em 2024 para aumentar o cuidado integral de gestantes, parturientes (em trabalho de parto ou pós-parto), puérperas (até 60 dias após o parto) e crianças.
Cinthya Caroline Pinheiro é Caixa do Supermercado São Francisco e acompanhou a ação conjunta em Saúde, realizada em seu local de trabalho. Ela teve seu primeiro filho na Gota de Leite, mas o bebê passou um período na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, o que prejudicou o aleitamento materno.
“O leite humano para o meu pequeno, enquanto internado, vinha do Banco de Leite. Mesmo eu não conseguindo tirar toda quantidade necessária de leite para alimentar meu filho, outras mãezinhas, doadoras, completavam”, relatou Cinthya. O telefone do BLH é 3413-8696.

Todas as orientações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno oferecidas pelo Banco de leite e Gota de Leite atendem à portaria n. 1.153/2014 do Ministério da Saúde que redefine os critérios da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), como estratégia para a saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).