Saúde

Cardiologista da Santa Casa de Marília participa de aprimoramento sobre tratamento da estenose aórtica no Canadá

O médico cardiologista intervencionista da Santa Casa de Marília, Pedro Beraldo de Andrade, participou neste mês de maio de aprimoramento sobre o tratamento de estenose aórtica, no Canadá.

“Foram dias de grande aprendizado e compartilhamento de experiências, nos quais tivemos a oportunidade de acompanhar cerca de uma dezena de procedimentos realizados pelo Professor John  Webb e equipe, intercalados por uma rica discussão de aspectos práticos relacionados ao melhor cuidado dos pacientes”, ressaltou Pedro Beraldo de Andrade, que participou deste importante curso internacional de imersão. 

A estenose aórtica consiste no estreitamento da válvula aórtica, impedindo que o sangue possa fluir livremente do coração para a aorta. “O implante de válvula aórtica por cateter (TAVI) representa hoje uma alternativa consolidada no tratamento dessa patologia, notadamente entre pacientes idosos, graças aos resultados consistentes de grandes estudos comparativos entre o TAVI e a técnica cirúrgica convencional”, ressaltou o médico cardiologista intervencionista da Santa Casa de Marília. 

No berço do desenvolvimento do TAVI destaca-se a figura do cardiologista canadense John Webb, responsável pelo serviço do St. Paul’s Hospital, em Vancouver, no Canadá, um dos mais prestigiados centros do mundo nessa abordagem terapêutica minimalista. 

Linhas de cuidado preconizadas pelo serviço canadense tais como a realização do procedimento sob sedação leve, mobilização precoce do paciente do leito, alta hospitalar após 24-48 horas de internação, sem renunciar à segurança e à eficácia da técnica, são hoje uma realidade nos principais serviços, incluindo o da Santa Casa de Marília. “Foi gratificante constatar que o tratamento oferecido hoje em nossa instituição reproduz o que vem sendo realizado nos grandes centros mundiais de TAVI”, afirmou o médico.

Corroborando a qualidade e o reconhecimento do serviço prestado na Santa Casa de Marília, o profissional Pedro Beraldo foi convidado a compor o Comitê Organizador do evento PCR Rio Valves 2025, um congresso internacional a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro em setembro de 2025 e que será conduzido pela Sociedade Europeia de Cardiologia Intervencionista, no qual este e outros tópicos relacionados a novas técnicas de tratamento cardiológico minimamente invasivas serão amplamente abordados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *