MOBILIDADE – Emdurb faz testes de mobilidade para reduzir o impacto do trânsito na zona Norte
Alterações definitivas serão amplamente divulgadas
A Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) iniciou nesta terça-feira (20) uma simulação para avaliar possíveis mudanças no trânsito da zona Norte da cidade. A ação ocorreu das 7h às 9h, período de maior movimento na região, e contou com sinalização especial e agentes de trânsito no local. Eles utilizaram cones para direcionar o fluxo, nas vias próximas à área onde está sendo construída a nova unidade do Max Atacadista, do Grupo Muffato, além de ruas após o pontilhão.
O objetivo do estudo é encontrar alternativas para melhorar a circulação viária, especialmente diante do crescimento econômico do setor, com a instalação de grandes empresas como Max Atacadista, Editora Mundial e Mercado Livre. Além disso, a presença da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o fluxo intenso pelo pontilhão tornam a situação ainda mais desafiadora.
Durante a simulação, foram testadas alterações no percurso dos motoristas que seguem pela rua Eugênio Coneglian e avenida Luzia dos Santos Alves. Em vez de acessarem diretamente a avenida Antonieta Altenfelder, eles foram direcionados pela rua João Caliman e rua Irineu Lopes de Lima, que fica em paralelo com a rodovia Transbrasiliana.
Uma das propostas analisadas previa a instalação de semáforos nos cruzamentos estratégicos para facilitar a organização do fluxo de veículos. Outra opção era fazer o ajuste de faixas, mas ambas as opções foram descartadas pela engenharia de trânsito, por não atenderem às necessidades do tráfego na região.
O primeiro teste realizado pela Emdurb contou com uma nova rodada de simulação no período da tarde, entre 17h e 19h. Para garantir um estudo completo, novas simulações foram feitas nesta quarta-feira (21), visando encontrar o melhor ajuste para tornar a circulação mais eficiente.
A expectativa é de que, após os testes, as informações coletadas possam subsidiar futuras decisões para melhorar a mobilidade urbana na zona Norte. Segundo a Emdurb, qualquer alteração definitiva será amplamente divulgada para que a população se adapte às novas diretrizes de trânsito.
Por enquanto, o estudo segue em fase experimental, e a Prefeitura de Marília destaca que está analisando todas as opções disponíveis para tornar o tráfego mais seguro e eficiente para motoristas e pedestres.