Medidas adotadas por províncias japonesas sob estado de semiemergência (2) Saitama e Chiba
O governo japonês declarou estado de semiemergência para Tóquio e diversas outras províncias em todo o Japão para combater o aumento repentino no número de infecções por coronavírus. Na nossa mais nova série, iremos focar nas medidas específicas que cada província está adotando sob o estado de semiemergência. Hoje falaremos sobre Saitama e Chiba.
Em Saitama, as medidas semiemergenciais estão vigorando para a totalidade da província. Bares e restaurantes – tanto os certificados como os não certificados – devem fechar às 20 horas e não vender bebidas alcoólicas.
Alguns estabelecimentos têm permissão para ficarem abertos até as 21 horas, desde que tenham feito sua pré-inscrição em um programa do governo que teve como objetivo relaxar as restrições através de registros de vacinação ou de resultado negativo de teste.
Ainda especificamente para tais estabelecimentos, não está sendo imposto limite sobre o número de pessoas por grupo, desde que possam confirmar os registros de vacinação ou resultado negativo de teste dos clientes. Também têm permissão para servir bebidas alcoólicas das 11h da manhã às 20h30.
Já na província de Chiba, bares e restaurantes que foram certificados pelo governo não precisam parar de vender bebidas alcoólicas, mas são solicitados a encerrar o expediente às 21 horas. Os estabelecimentos que cumprirem com o pedido são elegíveis a receber ajuda financeira.
Estabelecimentos que não foram certificados são solicitados a não servir bebidas alcoólicas em nenhum horário e a fechar às 20 horas. Não receberão qualquer compensação, mesmo que cumpram os requerimentos.
O número de clientes por grupo está sendo limitado para quatro pessoas em todos os estabelecimentos. Uma exceção foi concedida para recepções de casamento, nas quais são permitidas cinco ou mais pessoas por mesa caso todos os convidados apresentem resultado negativo de teste para o coronavírus. A província pede que seja dada uma notificação com antecedência para tais eventos.
FONTE ; NHK PORTUGUÊS