Ministro da Justíça do Japão menciona caso de abuso de estagiário técnico estrangeiro
O ministro da Justiça do Japão, Furukawa Yoshihisa, disse que uma companhia de construção recebeu um comunicado sobre alegações de abusos no local de trabalho sofridos por um estagiário técnico do Vietnã.
Furukawa referiu-se ao caso de maus tratos na terça-feira, quando falava à imprensa. O estagiário da companhia da cidade de Okayama, no oeste do Japão, havia dito na semana passada, durante uma entrevista coletiva, que havia sido abusado física e verbalmente no local de trabalho pelos últimos dois anos. Ele exigiu um pedido de desculpas da companhia.
Furukawa disse que a Organização para o Treinamento de Estagiários Técnicos emitiu um comunicado à empresa e seu organismo de supervisão, pedindo que lidassem melhor com a situação.
A organização foi criada para ajudar a garantir a implementação do programa de treinamento técnico para estrangeiros no Japão e para proteger estagiários.
Furukawa disse que os estagiários técnicos jamais deveriam sofrer violações de direitos humanos como abusos. O ministro da Justiça acrescentou que havia exigido que a Agência de Serviços de Imigração verificasse se tais violações existem e se companhias que aceitam estagiários e seus organismos de supervisão oferecem aos mesmos as necessárias consultas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS