Janela Para o JapãoNotícias

Atividade das fábricas no Japão em janeiro cresce no maior ritmo em quase 8 anos

A atividade manufatureira do Japão cresceu no ritmo mais rápido em quase oito anos em janeiro, com produção mais forte e novos pedidos, enquanto as pressões de custo permaneceram elevadas, já que as empresas continuaram enfrentando atrasos na cadeia de suprimentos.

As interrupções na cadeia de suprimentos forçaram as empresas a acumular estoques de segurança.

O Índice de Gerentes de Compras de Manufatura (PMI) do au Jibun Bank em janeiro subiu para 55,4 em uma base com ajuste sazonal, acima de uma leitura preliminar de 54,6 e do índice de dezembro de 54,3.

Isso marcou o crescimento mais rápido desde fevereiro de 2014 e o 12º mês consecutivo de expansão na atividade manufatureira.

“Os fabricantes japoneses entraram no ano novo com ânimo forte”, disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compila a pesquisa.

“A interrupção da cadeia de suprimentos permaneceu generalizada no início de 2022, no entanto, com um aumento ainda mais acentuado dos prazos de entrega”.

A produção também registrou o crescimento mais rápido desde fevereiro de 2014, enquanto a taxa de expansão dos pedidos em geral atingiu seu nível mais alto desde abril do ano passado, mostrou a pesquisa.

Mas também destacou que as contínuas pressões de custos decorrentes de problemas de oferta continuam sendo um empecilho, já que a taxa de crescimento dos preços de insumos permaneceu muito mais elevada do que a dos preços de produtos.

Os preços de produção entre os fabricantes, no entanto, ainda cresceram no ritmo mais forte desde julho de 2008, uma vez que as empresas passaram a repassar os custos extras para seus clientes.

“Os atrasos encorajaram as empresas a aumentar os estoques de insumos e produtos acabados”, disse Bhatti.

“Os estoques de compras subiram na segunda taxa mais rápida na história da pesquisa, enquanto os estoques de produtos acabados aumentaram no ritmo mais rápido em quase oito anos e meio.”

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *