Felipe El brinca o Carnaval de Moraes Moreira em álbum que traz Luiz Caldas no frevo ‘Chame gente’
♪ Um dos mais belos hinos da folia da Bahia, precisamente do Carnaval de Salvador (BA), a música Chame gente é memorável parceria de Moraes Moreira (1947 – 2020) com Armandinho Macedo.
Armandinho criou a melodia. Moraes escreveu a letra poética em que celebra o espírito folião e gregário do baiano. Frevo à moda baiana, Chame gente foi lançado em disco em gravação feita pelo Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar com as adesões de Caetano Veloso e de Moraes Moreira.
A gravação original de Chame gente foi apresentada em 1985, ano em que Luiz Caldas irrompeu como furacão que, indo além das fronteiras da Bahia, deu forma ao som que viria a ser rotulado como axé music, semeando o terreno desbravado por Moraes Moreira nos anos 1970.
Até por isso é simbólico que o cantor e compositor Felipe El tenha chamado Luiz Caldas para reviver o antológico frevo em gravação feita com produção musical orquestrada por Miguel Freitas com o próprio Felipe El.
Capa do single ‘Chame gente’, de Felipe El com Luiz Caldas — Foto: José de Holanda com arte de Pablo Sganzerla
Em rotação a partir de sexta-feira, 4 de fevereiro, com capa que enquadra foto de José de Holanda na arte de Pablo Sganzerla, o single Chame gente é a segunda amostra do álbum El canta Moraes, disco em que Felipe dá voz ao repertório carnavalesco de Moraes Moreira.
O primeiro single saiu em 10 de dezembro com a gravação de outro frevo da lavra foliã do imortal novo baiano, Chão da praça (Moraes Moreira e Fausto Nilo, 1978), feita por El com Davi Moraes, filho do compositor.
Desmembrado em dois volumes (o primeiro será lançado ao longo deste verão de 2022 e o segundo sai somente em 2023), o álbum El canta Moraes chega ao mercado fonográfico via Candyall Music, selo fonográfico de Carlinhos Brown.
FONTE: G1 ( POR MAURO FERREIRA)