Janela Para o JapãoNotícias

Usar o sufixo “chan” para chamar colega de trabalho é assédio sexual, reconhece Tribunal de Tóquio

Em ação judicial movida por uma mulher, o juiz condenou um homem a pagar 220 mil ienes por utilizar esse termo depois do nome

O Tribunal Regional de Tóquio determinou que um homem indenize uma colega de trabalho por assédio sexual após chamá-la repetidamente pelo nome com o sufixo “chan”, usado no Japão para tratar pessoas de forma infantil ou íntima.

Clique aqui para seguir o canal da Alternativa no WhatsApp

Segundo a emissora NHK, a corte considerou que a prática não tinha justificativa em um ambiente de trabalho e causou sofrimento psicológico à vítima.

A mulher, na faixa dos 40 anos, trabalhava em uma filial da transportadora Sagawa Express em Tóquio. Ela afirmou ter sido chamada constantemente de “chan” por um colega mais velho, além de ter sido alvo de comentários sobre suas roupas íntimas e seu corpo.

A vítima entrou com uma ação judicial em 2023, pedindo cerca de 5,5 milhões de ienes em indenização.

Inapropriado e constrangedor

De acordo com o juiz Shinji Tahara, que proferiu a sentença na quinta-feira (23), o uso do sufixo “chan” depois do nome é “geralmente reservado a crianças pequenas ou a pessoas com laços afetivos, como parceiros românticos, e não há necessidade de usá-lo em um ambiente de trabalho”.

Mesmo que o réu alegasse ter usado o termo com “carinho”, o tribunal entendeu que o tratamento foi inapropriado e constrangedor.

O magistrado também destacou que os comentários sobre lingerie e aparência física ultrapassaram os limites do aceitável, configurando assédio sexual ilegal.

O tribunal condenou o homem a pagar 220 mil ienes à ex-colega. Ela pediu demissão após diagnóstico de depressão.

A mulher também havia processado a Sagawa Express, mas o caso encerrou em fevereiro deste ano após um acordo extrajudicial, no qual a empresa concordou em pagar 700 mil ienes como compensação.

Os sufixos honoríficos japoneses mais comuns
(segundo a emissora NHK e o Kokugo Jiten – Dicionário de Língua Japonesa)

No Japão, é comum usar sufixos depois do nome das pessoas para indicar respeito, proximidade ou hierarquia social. Eles são uma parte essencial da etiqueta japonesa e refletem o grau de formalidade e a relação entre as pessoas.

San (さん) — Respeito e neutralidade
“San” é o sufixo mais comum e neutro. Ele transmite respeito e cortesia, sem ser excessivamente formal ou íntimo. Pode ser usado tanto para homens quanto para mulheres.

Quando usar:

  • Em situações formais ou neutras
  • Com pessoas que você não conhece bem
  • Em ambientes de trabalho ou negócios

Chan (ちゃん) — Afeto e intimidade
“Chan” é um sufixo carinhoso e informal, usado para expressar afeição, ternura ou proximidade. É muito comum entre familiares, amigos íntimos e com crianças.

Quando usar:

  • Com crianças
  • Com pessoas próximas (como amigos íntimos ou namorados)
  • Nunca em contextos profissionais formais

Kun (くん) — Familiaridade e hierarquia
“Kun” é um sufixo usado principalmente para homens mais jovens que você ou subordinados. Transmite proximidade e leve superioridade hierárquica, mas ainda com respeito.

Quando usar:

  • Com meninos e homens mais jovens que você
  • Entre colegas próximos (principalmente homens)
  • Em empresas, por superiores se referindo a subordinados

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *