Terremoto de magnitude 7,5 sacode o norte do Japão
A Agência de Meteorologia do Japão suspendeu, às 6h20 da manhã desta terça-feira, o alerta preventivo de tsunami que havia colocado para a região norte do Japão banhada pelo Oceano Pacífico. O alerta foi feito após ocorrer um terremoto de magnitude 7,5.
O epicentro do terremoto foi a 54 quilômetros de profundidade ao largo da costa leste da província de Aomori, ocorrendo às 23h15 de segunda-feira.
Autoridades emitiram um alerta de tsunami para Iwate e partes de Hokkaido e Aomori, mantendo-o por mais de 3 horas.
A autoridade do Escritório do Gabinete do Japão, Morikubo Tsukasa, concedeu uma entrevista coletiva para explicar sobre um potencial mega terremoto.
Morikubo disse: “Com base nas estatísticas de terremotos em todo o mundo até agora, isso significa que, ao longo dos próximos 7 dias, existe a possibilidade de que um terremoto de grande escala, com magnitude de 8 ou superior, possa ocorrer como um tremor subsequente ao longo da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, perto de Hokkaido. Não está claro se um terremoto de grande escala ocorrerá. Mas espero que as pessoas tomem medidas de prevenção de desastres com base na ideia de que estarão protegendo suas próprias vidas.”
Caso ocorra, um mega terremoto pode provocar um tsunami ao longo da costa do Pacífico do Japão, de Hokkaido a Chiba. As autoridades estão pedindo às pessoas que verifiquem as rotas de evacuação, preparem kits de emergência, fixem os móveis e preparem reservas de alimentos, água e banheiros portáteis.
Pessoas ao longo da costa do Pacífico, de Hokkaido a Chiba, devem permanecer em alerta ao longo dos próximos 7 dias, mesmo que uma recomendação de evacuação não seja emitida.
FONTE: NHK PORTUGUES






















