Região Nordeste vira epicentro de fake news relacionadas à política
Neste A Semana em Fakes, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, mostra como histórias falsas que têm a região Nordeste como cenário têm se espalhado e como o cenário eleitoral atual tem influência nisso.
É fato que, assim como em todas as eleições diretas que tivemos, a região Nordeste será decisiva para a definição do próximo presidente. É justamente neste cenário que, de acordo com essa matéria, Lula mais tem vantagem e Bolsonaro, consequentemente, menos tem votos. Esta situação mostra que uma tendência em termos de fake news não é por acaso.
Já há alguns meses, vídeos retirados de contexto, mensagens que distorcem ações do governo e publicações antigas publicadas como recentes têm viralizado na internet. Quase todas tentam exaltar ações de Bolsonaro e mostrar que a “popularidade de Lula” está derretendo na região.
Nesta semana, tivemos três exemplos. Um deles apontava que Bolsonaro teria criado postos de gasolina com preço a R$ 2,80 por litro na Bahia. Na realidade, o vídeo que circular era de uma outra iniciativa do governo que não tem relação com isso.
O segundo apontava para uma calorosa recepção que Bolsonaro teria recebido em Teresina. O vídeo era real, mas era de 2017 e mostra um momento no qual o então deputado gozava de muito mais prestígio do que o atual presidente.
O terceiro é emblemático. Em 2018, Luana Piovani gravou um áudio apontando que “todo mundo no Nordeste é Bolsonaro” (o que, na época, já era uma visão equivocada). O tal áudio está, agora, circulando como de 2022. Ou seja: vendendo a tese de que, agora, o “Nordeste é Bolsonaro”.
Se voltarmos mais no tempo ou “viajarmos” por outras cidades da região, iremos encontrar mais fakes. Tem boato sobre “projeto de Bolsonaro de ferrovia que cruza o Nordeste”, de Lula sendo hostilizado no Recife (aqui, aqui e aqui) e Salvador.
Todas essas histórias nos dão um norte. É bem provável que no segundo semestre, quando a campanha pegar fogo e as fake news se espalharem com mais intensidade, será importante olharmos com atenção para o que estão sobre e pelo Nordeste nos zapzaps dos DDD de 71 a 89.
Trends da semana
Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias
- Lula (Confira detalhes aqui)
- Ankole (Confira detalhes aqui)
- Brahma (Confira detalhes aqui)
- Djavan (Confira detalhes aqui)
- Chile (Confira detalhes aqui)
- Registrato (Confira detalhes aqui)
- Ivermectina (Confira detalhes aqui)
- Tasuku Honjo (Confira detalhes aqui)
- Vacina (Confira detalhes aqui)
- Lanchas (Confira detalhes aqui)
Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias
- Promoção falsa de chopeiras da Brahma grátis de carnaval (Confira detalhes aqui)
- História falsa que aponta que Bolsonaro criou postos com gasolina a R$ 2,80 (Confira detalhes aqui)
- História falsa que fala de doação de sangue a Elisa Mirela (Confira detalhes aqui)
- Fake que aponta que Bolsonaro usou o Exército para fabricar lanchas (Confira detalhes aqui)
- Fake que aponta que Maurício Meirelles teve um caso com Gabriel Medina (confira detalhes aqui)
Destaques nas redes sociais
- No Twitter (siga o Boatos.org aqui),
- Lista de cinco fake news mais lidas em janeiro (Confira detalhes aqui)
- No Facebook (siga o Boatos.org aqui) e No Instagram (siga o Boatos.org aqui)
- Notícia falsa que aponta que Bolsonaro, em 2022, foi recebido com festa em Teresina (Confira detalhes aqui)
- No Telegram (siga o Boatos.org aqui)
- A Semana em Fakes da última semana, sobre golpes na internet (Confira detalhes aqui)
- No YouTube (siga o Boatos.org aqui)
- Desmentido sobre promoção falsa de chopeiras da Brahma grátis de carnaval (Confira detalhes aqui)
Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal Metrópoles, Portal T5, Conexão Marília e O Anhanguera (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.