Firmas japonesas testam sistema de entrega de encomendas em veículos
Empresas japonesas passaram a testar um sistema que permite aos consumidores terem suas encomendas entregues em seus veículos quando não estiverem em casa.
O sistema permite que entregadores destranquem o carro do cliente temporariamente com o uso de smartphones.
A firma de serviços de entrega Yamato Transport e a gigante de telecomunicações KDDI estão testando a ideia. A Toyota Motor também está em cooperação com o projeto. As empresas dizem que querem colocar o sistema em uso prático após confirmarem que as entregas podem ser feitas de maneira segura.
Veículos participantes do experimento são equipados com um aparelho que permite que os entregadores destranquem os carros dos clientes ao scanear códigos de barra dos pacotes com seus smartphones.
Os carros só podem ser destrancados por no máximo dez minutos, e os entregadores não conseguem acionar o motor.
Um alerta aparece na tela do smartphone caso o entregador tente sair do carro sem trancá-lo após ter deixado o pacote em seu interior.
O número de pacotes e entregas deixadas nas portas, quando os clientes não estão em casa, tem aumentado a cada ano no Japão. Mas prevenir roubos continua a ser um desafio.
Morishita Yuya, funcionário da Yamato Transport, afirma que as pessoas provavelmente se sentirão mais seguras de pedir encomendas deixadas sem acompanhamento caso os pacotes possam ser colocados em seus veículos trancados.
FONTE: NHK PORTUGUÊS