Janela Para o JapãoNotícias

Parlamento do Japão aprova orçamento provisório para o ano fiscal de 2026

O Parlamento do Japão aprovou um orçamento provisório para financiar gastos do governo até 11 de abril do novo ano fiscal, que começa na quarta-feira. 

A Câmara Alta aprovou, na segunda-feira, o projeto de lei orçamentária provisório, encaminhado pela primeira vez desde 2015, depois de ter sido aprovado pela Câmara Baixa. 

Durante um debate no Comitê de Orçamento da Câmara Alta, a premiê Takaichi Sanae observou que o campo da oposição havia dito que um orçamento provisório precisaria ser formulado como pré-requisito para decidir o cronograma de deliberação do projeto de orçamento do novo ano fiscal. Ela acrescentou que o governo decidiu elaborar o projeto provisório porque mesmo uma lacuna orçamentária de apenas um dia não seria aceitável. Takaichi também disse que é lamentável que a aprovação do orçamento do novo ano fiscal tenha sido adiada. 

A premiê declarou ainda que faria o possível para que o projeto provisório de orçamento e projetos de lei relacionados fossem aprovados até o final do atual ano fiscal, que termina nesta terça-feira. 

O orçamento provisório, de cerca de 8,56 trilhões de ienes (aproximadamente 53,5 bilhões de dólares), cobrirá despesas até 11 de abril, quando o orçamento fiscal de 2026 será automaticamente aprovado de acordo com a Constituição do Japão.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *