Japão anuncia imposição de sanções contra a Rússia
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou a imposição de sanções contra a Rússia devido ao reconhecimento unilateral pelo lado russo da independência de duas regiões no leste da Ucrânia.
Kishida se encontrou com repórteres nesta quarta-feira, depois de ter debatido a questão com o secretário-chefe e com o vice-chefe do gabinete.
O premiê afirmou que o Japão vai suspender a emissão de vistos, congelar ativos de indivíduos vinculados às regiões pró-Rússia, e impor proibição de comércio.
A emissão e a circulação de novos títulos públicos russos também serão proibidas no Japão.
O premiê japonês condenou as ações por parte da Rússia, afirmando que elas infringem a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, além de violar o direito internacional.
Kishida instou o lado russo a retornar para o processo diplomático, acrescentando que o Japão continuará a monitorar de perto o aumento das tensões acerca da situação.
Também acrescentou que seu governo vai fazer o melhor possível para garantir a segurança de cidadãos japoneses na Ucrânia.
O primeiro-ministro ressaltou que se a situação se deteriorar ainda mais, o Japão precisará considerar de imediato aplicar medidas adicionais em coordenação com outras nações do Grupo dos Sete e a comunidade internacional.
FONTE: NHK PORTUGÊS