Janela Para o JapãoNotícias

Bombeiros de Tóquio se unem ao setor privado para criar agente anti-incêndio para baterias de íon-lítio

Bombeiros de Tóquio estão se unindo a uma empresa do setor privado para desenvolver um agente extintor para incêndios causados por baterias de íon-lítio.

O Corpo de Bombeiros de Tóquio e a Kurita Water Industries realizaram uma cerimônia de assinatura do projeto em Tóquio na quinta-feira.

As baterias de íon de lítio são usadas em carregadores portáteis, smartphones, computadores pessoais e outros produtos recarregáveis. Elas podem gerar calor, explodir ou pegar fogo em altas temperaturas ou se submetidas a fortes impactos.

Mesmo após as fagulhas serem extintas, as baterias podem reacender. Em um experimento do corpo de bombeiros após um incêndio com bateria de íon-lítio ter sido apagado, a temperatura da bateria ultrapassou 400 graus Celsius. 

A Kurita Water Industries afirma que seu agente extintor em desenvolvimento pode reduzir o risco de reignição, ao suprimir uma reação química que mantém o fogo aceso.

A empresa afirma que trabalhará com o corpo de bombeiros para verificar a eficácia do agente por meio de experimentos. A empresa diz que pretende usar o produto em operações de combate a incêndios e extintores de uso doméstico.

Ozaki Jun é chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Tóquio. Ele disse que incêndios causados por baterias de íon-lítio são um problema que deve ser resolvido rapidamente. 

O número de incêndios causados por baterias de íon-lítio está crescendo a cada ano. A Agência da Defesa Civil afirma que o número de casos no ano passado totalizou 1.297, um recorde desde que esses dados se tornaram disponíveis, em 2022.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *