Tomates com edição de genoma serão vendidos no Japão
Tomates com edição de genoma devem começar a aparecer nas mesas de refeições do Japão. É a primeira vez que alimentos com edição genômica serão vendidos e enviados aos consumidores no Japão.
A nova variedade foi modificada para que tenha maior conteúdo de gaba, nutriente que se acredita contribuir para reduzir a pressão sanguínea. Os alimentos com edição de genoma podem ser comercializados no Japão depois do ministério da saúde ser notificado.
Diferente dos alimentos geneticamente modificados, as variedades com edição genômica são consideradas como sendo tão seguras quanto aquelas melhoradas pelos métodos convencionais porque não são introduzidos genes externos.
Em dezembro, o ministério da saúde autorizou a empresa de sementes Sanatech Seed, baseada em Tóquio, a comercializar os tomates com edição genômica. Os agricultores de contrato já cultivam a variedade.
Os funcionários da Sanatech Seed dizem que começaram a aceitar pedidos online de consumidores na quarta-feira, já que os tomates estão prontos para serem colhidos.
A empresa planeja enviar cada pacote de tomates com uma etiqueta que diz “melhorado utilizando tecnologia de edição de genoma”.
Takeshita Tatsuo, presidente da Sanatech Seed, diz que “os tomates com edição genômica ganharam boa reputação entre as pessoas que participaram nos testes de cultivo. Nós vamos tomar todas as precauções possíveis quando eles começarem a ser vendidos”.