Janela Para o JapãoNotícias

Japão e Índia cooperam em divulgação de documentos finais sobre segurança econômica e IA

A primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, iniciará uma visita à Índia, na quarta-feira, para se encontrar com seu homólogo Narendra Modi. 

A reunião entre os dois líderes está marcada para quinta-feira, como parte da visita de três dias de Takaichi a Nova Delhi. A fim de coincidir com a cúpula, Japão e Índia estão tomando providências para divulgar documentos finais sobre segurança econômica e inteligência artificial. 

O documento sobre segurança econômica provavelmente destacará o compromisso de ambas as nações na oposição à coerção econômica, tendo a China em mente. Também se espera que seja priorizada e promovida a coordenação público-privada em cinco áreas-chave: semicondutores; minérios críticos; tecnologia da informação e comunicação; energia limpa; e produtos farmacêuticos. 

A expectativa para o documento final sobre inteligência artificial é que destaque o uso da IA no aprimoramento da segurança cibernética. É provável que o texto também descreva a cooperação entre Japão e Índia no desenvolvimento de infraestrutura fundamental necessária para alavancar data centers e semicondutores. 

Takaichi aparentemente busca estabelecer uma parceria estratégica com a Índia, uma nação que sustenta um alto crescimento econômico, como forma de fortalecer a economia do Japão.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *