Acidente fatal envolvendo idoso faz crescer devolução voluntária de habilitação no Japão
Depois de um acidente de trânsito em 2019 que resultou na morte de uma mãe e sua filha e na condenação do motorista de 90 anos, o número de entregas voluntárias de carteiras de motoristas idosos às autoridades aumentou, segundo a Jiji Press.
O acidente envolvendo o motorista Kozo Iizuka, de 90 anos, que terminou ainda com nove pessoas feridas, despertou o interesse da população e a atenção das autoridades com relação a motoristas idosos. Muitos desses motoristas desistiram de dirigir após o acidente.
O aumento de entrega voluntária de habilitação em 2019, que aumentou em cerca de 180.000 em relação ao período anterior, passou para um recorde de cerca de 600.000, segundo a Agência Nacional de Polícia.
Motoristas com 75 anos de idade ou mais representam cerca de 60% do total.
No ano passado, a entrega voluntária de carteira de motorista caiu para cerca de 550.000, provavelmente devido à pandemia da Covid-19, que desencorajou as pessoas, especialmente idosos, de irem até as autoridades para terem suas licenças canceladas.
Kozo Iizuka, ex-chefe da extinta Agência de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério do Comércio e Indústria, dirigia seu carro e invadiu o farol vermelho em alta velocidade num cruzamento em Ikebukuro, Tóquio.
Na quinta-feira (2) ele foi condenado a 5 anos de prisão por negligência por confundir o pedal do acelerador com o freio, resultando na morte de Mana Matsunaga, 31 anos, e de sua filha de 3 anos, Riko.
Durante o julgamento, Iizuka se declarou inocente, alegando que perdeu o controle do veículo devido a um problema mecânico. Ele também disse que poderia ter confundido os pedais porque ficou em pânico.
Nenhum problema com o carro foi encontrado em uma perícia realizada após o acidente, e não havia evidências de que ele tivesse pisado no freio.
No mês de dezembro de 2019, oito meses após o acidente fatal em Tóquio, um painel de especialistas da Agência de Polícia propôs medidas de prevenção de acidentes com motoristas idosos.
Em junho de 2020 a lei de trânsito foi revisada, tornando obrigatórios os testes de habilidade para motoristas com 75 anos de idade ou mais com histórico de infrações nos últimos três anos, como ignorar o sinal vermelho e excesso de velocidade.
A lei revisada também exige a criação de um novo tipo de licença com a qual os motoristas só podem dirigir veículos equipados com sistemas de suporte de segurança, como frenagem automática.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE