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Acidente fatal envolvendo idoso faz crescer devolução voluntária de habilitação no Japão

Depois de um acidente de trânsito em 2019 que resultou na morte de uma mãe e sua filha e na condenação do motorista de 90 anos, o número de entregas voluntárias de carteiras de motoristas idosos às autoridades aumentou, segundo a Jiji Press.

O acidente envolvendo o motorista Kozo Iizuka, de 90 anos, que terminou ainda com nove pessoas feridas, despertou o interesse da população e a atenção das autoridades com relação a motoristas idosos. Muitos desses motoristas desistiram de dirigir após o acidente.

O aumento de entrega voluntária de habilitação em 2019, que aumentou em cerca de 180.000 em relação ao período anterior, passou para um recorde de cerca de 600.000, segundo a Agência Nacional de Polícia.

Motoristas com 75 anos de idade ou mais representam cerca de 60% do total.

No ano passado, a entrega voluntária de carteira de motorista caiu para cerca de 550.000, provavelmente devido à pandemia da Covid-19, que desencorajou as pessoas, especialmente idosos, de irem até as autoridades para terem suas licenças canceladas.

Kozo Iizuka, ex-chefe da extinta Agência de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério do Comércio e Indústria, dirigia seu carro e invadiu o farol vermelho em alta velocidade num cruzamento em Ikebukuro, Tóquio.

Na quinta-feira (2) ele foi condenado a 5 anos de prisão por negligência por confundir o pedal do acelerador com o freio, resultando na morte de Mana Matsunaga, 31 anos, e de sua filha de 3 anos, Riko.

Durante o julgamento, Iizuka se declarou inocente, alegando que perdeu o controle do veículo devido a um problema mecânico. Ele também disse que poderia ter confundido os pedais porque ficou em pânico.

Nenhum problema com o carro foi encontrado em uma perícia realizada após o acidente, e não havia evidências de que ele tivesse pisado no freio.

No mês de dezembro de 2019, oito meses após o acidente fatal em Tóquio, um painel de especialistas da Agência de Polícia propôs medidas de prevenção de acidentes com motoristas idosos.

Em junho de 2020 a lei de trânsito foi revisada, tornando obrigatórios os testes de habilidade para motoristas com 75 anos de idade ou mais com histórico de infrações nos últimos três anos, como ignorar o sinal vermelho e excesso de velocidade.

A lei revisada também exige a criação de um novo tipo de licença com a qual os motoristas só podem dirigir veículos equipados com sistemas de suporte de segurança, como frenagem automática.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

One thought on “Acidente fatal envolvendo idoso faz crescer devolução voluntária de habilitação no Japão

  • Maristela Shimazaki

    Como dirijo mal nem renovei minha carteira.
    Sou consciente que sou um perigo no trânsito, portanto só ando de uber.
    Não tenho que me preocupar em pagar IPVA, estacionamento e o pior: achar vaga e conseguir estacionar.
    Todos deveriam ter bom senso.

    Resposta

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