Janela Para o JapãoNotícias

Japão terá aplicativo para estrangeiros relatarem problemas no trabalho

Mais de 200 empresas e organizações no Japão desenvolverão conjuntamente um aplicativo para smartphone para proteger os direitos dos trabalhadores estrangeiros, segundo um funcionário da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês), publicou a Kyodo News.

Entre as grandes empresas estão a Toyota Motor Corp., a gigante do varejo Aeon Co., a SoftBank Group Corp., a Seven & i Holdings Co., a Ajinomoto Co. e a fabricante de bebidas Asahi Group Holdings Ltd., lideradas pela JICA.

A decisão chega num momento em que o Japão passa por um escrutínio maior sobre as longas horas de trabalho e assédio de trabalhadores estrangeiros no país.

Por meio do aplicativo, os trabalhadores estrangeiros, incluindo os estagiários técnicos e outros, poderão relatar seus problemas no local de trabalho diretamente à secretaria da JICA.

As empresas planejam iniciar um teste do aplicativo no próximo ano.

O recurso contará com inteligência artificial para responder consultas simples automaticamente. Mas a ideia é que os trabalhadores relatem locais de trabalho abusivos.

Um funcionário da JICA disse que o aplicativo terá também informações úteis em vários idiomas sobre como viver no Japão.

No ano passado o Japão atingiu o recorde de 1,72 milhão de trabalhadores estrangeiros, quase o dobro de cinco anos antes.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *