Preços de eletricidade no Japão atingem maior alta desde janeiro em meio à crise global de energia
Os preços de eletricidade no Japão subiram esta semana para o maior nível em nove meses, com os aumentos nos valores globais do petróleo, do gás natural liquefeito e do carvão atingindo o mercado de energia de US$ 150 bilhões do país.
Os preços de energia em todo o mundo estão batendo recordes ou máximas em vários anos, à medida que as economias da Europa à Ásia se recuperam da pandemia, mas enfrentam uma interrupção prolongada na cadeia de abastecimento.
Para o Japão, que importa quase todas as suas necessidades de energia, os preços mais altos do petróleo, gás e carvão estão trazendo de volta a inflação, com preços no atacado atingindo máximas em 13 anos.
Os preços elevados da eletricidade também estão revivendo as memórias do inverno passado, quando as tarifas atingiram níveis recordes e a rede elétrica do Japão quase entrou em colapso na pior crise de energia para o país desde o desastre de Fukushima.
Na terça-feira (12), os preços para entrega de eletricidade no horário de pico chegaram a 50 ienes (US$ 0,44) por quilowatt hora (kWh), depois de ter atingido 50,01 ienes/kWh no dia anterior, o maior nível desde janeiro.
Como no inverno passado, os custos crescentes do gás e do carvão estão impulsionando os ganhos nos preços e, com temperaturas mais frias em poucas semanas, as grandes empresas de serviços públicos do Japão estão tomando medidas para evitar uma crise semelhante.
Os estoques de gás aumentaram e agora estão acima de 2,4 milhões de toneladas, cerca de 600 mil toneladas acima da média de quatro anos para esta época do ano, disse o Ministério da Indústria do Japão.
Isso representa cerca de 12 dias de fornecimento com base nas importações do ano passado de 74,4 milhões de toneladas de gás.
“O Japão aprendeu a lição do ano passado e começou a estocar bem cedo para este inverno”, disse um trader de gás natural liquefeito.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE