DestaquesGeral

Direitos Humanos e FAIP realizam curso de Português para imigrantes

O início das aulas será no dia 21 de outubro e serão presenciais, sendo ofertadas 20 vagas por turma

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, fechou parceria com o Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (NEACO) da FAIP (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista), onde será responsável por promover e articular as atividades de ensino da língua portuguesa para  pesquisa e extensão, de modo a atender às demandas trazidas pelo Núcleo de Apoio Humanitário, departamento que assessora os imigrantes e refugiados no âmbito do município de Marília. 

“Assim que recebemos a demanda da Secretaria de Direitos Humanos já pensamos uma forma de ajudar e oferecendo aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAC), foi uma forma que encontramos de auxiliar no acolhimento dos imigrantes e refugiados, ao apresentar o projeto para a mantenedora Dayse Maria Alonso Shimizu que, de pronto, apoiou com olhar de acolhimento e humanidade aos mesmos, e a FAIP Marília espera ansiosamente para o início desse projeto e parceria”, disse o coordenador do NEACO e Especialista em Educação, Prof. Maycon Todescato. 

O projeto justifica-se por abordar uma problemática a ser solucionada por intermédio da Educação, sendo ela a base para uma vida equilibrada e feliz. Ao incluir “o imigrante” ou “O refugiado” em um contexto de ressocialização da língua do país onde está residindo, todos os aspectos que concernem sua dignidade serão restaurados, a fim de que possam se desenvolver em plenitude na pátria onde serão acolhidos, começando pela aprendizagem do idioma falado na mesma, assim poderão ter acesso ao mercado trabalho, realizar cursos profissionalizantes e até mesmo solicitar a naturalização no país.

O início das aulas será no dia 21 de outubro e serão presenciais, através do Projeto PLAC – Português como língua de Acolhimento para população estrangeira -, com a professora especialista Rosângela Ribeiro Miranda Rapanello. 

Serão ofertadas 20 vagas por turmas, de forma presencial na FAIP de Marília- Endereço: Av. Antonieta Altenfelder, 65 – Jardim Santa Antonieta, Marília – SP, mediante taxa simbólica de contribuição no valor de R$10,00 por mês, somente àqueles estrangeiros que declararem hipossuficiência e estiverem na condição de vulnerabilidade social ou desemprego. Também haverá vagas para público feminino estrangeiro e árabe, respeitando as tradições culturais e religiosas. 

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, “daremos grande passo e oportunidades, pois temos uma grande demanda de imigrantes que necessitam inclusão e domínio da língua portuguesa para terem acesso às necessidades básicas, como serviços públicos, saúde, transporte, emprego, ter domínio da língua portuguesa é evitar que tenham seus direitos violados ou serem vítimas de golpes e explorações no mercado de trabalho. Assim se integrarão mais com a nossa cultura e a FAIP Marília, através da sua mantenedora, acolheu nosso pedido, com gestão e olhar humanizado, atendendo diferentes culturas, respeitando as diferenças e a diversidade humana, princípio da cidadania, com a faculdade dando grande exemplo, cuidando principalmente dos mais vulneráveis, que são venezuelanos, haitianos e colombianos”. 

Inscrições será pelo Link da plataforma google forms:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvwye2ZZN8Blri8wPNh0G8aawfRrxGW6QlUO2xlHFPL8ozDQ/viewform
– 1ª turma: Público feminino (muçulmanas e outros povos tradicionais)
Dia: Quinta-Feira, das 17h30 às 18h30, na FAIP de Marília. 
Aos Egípcios, Árabes, Iraquianos e Libaneses e outros. Público Feminino.
– 2ª turma: público misto e juventude – idade até 15 anos. 
Dia: Sexta-Feira, das 16h30 às 17h30, na FAIP de Marília. 
Aos Venezuelanos, Haitianos e outros. Com Até 15 anos de Idade
– 3ª turma: público adulto misto com mais de 15 anos de idade.
Dia: Sexta-Feira, das 17h30 às 18h30, na FAIP de Marília. 
Aos Venezuelanos, Haitianos e outros.  

LOCAL das aulas de português: Faculdade FAIP: Endereço; Av. Antonieta Altenfelder, 65 – Jardim Santa Antonieta, Marília – SP. 
Como se inscrever?  
Site: www.faip.edu.br ou pelos 
Telefones: (14) 99600-7788
(WhatsApp) (14) 3408-2200.
Também através da Secretaria de Direitos Humanos: (14) 3402-4411
R: Olavo Bilac, 369 – das 7h30 até as 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *