Janela Para o JapãoNotícias

Governo japonês planeja retirar limite de público em grandes eventos com prova de vacina

O governo do Japão tem panos de remover o limite de público em eventos de grande escala e permitir que os locais sejam ocupados totalmente, mesmo quando houver um novo estado de emergência. Para isso, precisará de um sistema que verificará se os espectadores estão vacinados ou tiveram teste negativo para o coronavírus, disseram fontes do governo, publicou a Kyodo News.

Nas regras atuais, a participação do público em eventos esportivos ou shows é de 5.000 espectadores ou 50% da capacidade do local, o que for maior.

Com a queda drástica no número de infecções e de casos graves em todo o país, o governo quer revisar essas diretrizes. Mas não antes de ouvir a opinião dos especialistas de um painel consultivo, o que pode ocorrer em 19 de novembro, segundo as fontes.

O limite atual pode ser suspenso se os organizadores dos eventos submeterem aos governos provinciais seus planos de combate à disseminação do vírus, como proibir gritos, comentaram as fontes.

Sem um plano de verificar prova de vacinação ou teste negativo do vírus, deverá vigorar o limite de 10.000 espectadores durante o estado de emergência e de 20.000 no estado de quase emergência.

O plano do governo também inclui diminuir as restrições aos restaurantes e bares que tomarem as medidas adequadas nessa linha. Nesse caso, com a comprovação de vacinação ou teste negativo, será removida a limitação de grupos de até 4 pessoas por mesa.

As pessoas que provarem a vacinação completa ou o teste negativo para o vírus poderão também cruzar as províncias livremente, mesmo durante o estado de emergência.

FONTE;ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *