Janela Para o JapãoNotícias

Japão: painel de especialistas aprova comprovante de vacina para aliviar restrições sociais

O painel de especialistas do Ministério da Saúde do Japão aprovou nesta terça-feira (16) o uso de comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou apresentação do teste com resultado negativo para o coronavírus para aliviar as restrições sociais, publicou a NHK.

Os itens debatidos pelos especialistas integram o programa “vacina e teste de PCR” do governo para retomar as atividades sociais e econômicas mesmo quando as infecções retornarem.

O governo do Japão já divulgou que organizadores de eventos e donos de restaurantes e bares, por exemplo, devem se inscrever nos governos das províncias para integrar o programa.

Os responsáveis por estes estabelecimentos ou mesmo por eventos esportivos ou musicais deverão pedir aos clientes que provem que estão totalmente imunizados ou que tenham resultado negativo no teste para o coronavírus.

Segundo a NHK, no comprovante de vacinação deverá constar que a segunda dose foi administrada pelo menos 14 dias antes, mas consta que o certificado será válido por tempo indeterminado.

Ainda que tenham aprovado tais medidas, os especialistas advertem que as pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 ainda representam um risco de infecção, assim como aqueles cujo teste deu resultado negativo.

Os especialistas também pediram mais estudos sobre a limitação da validade dos certificados de vacinação.

O painel pediu ao governo central que suspenda esse programa quando as infecções atingirem o nível três, de uma escala de cinco. O nível três significa que os hospitais estão incapazes de receber mais pacientes com coronavírus, a menos que reduzam os atendimentos a pessoas com outras doenças.

FONTE:ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *