Janela Para o JapãoNotícias

Salários reais em novembro e consumo das famílias no Japão sofrem queda

Os salários reais do Japão caíram em novembro pelo terceiro mês, uma vez que a inflação superou os salários nominais estagnados, mostraram dados do governo.

Os dados foram divulgados dias depois que o primeiro-ministro Fumio Kishida convocou lobbies empresariais e sindicatos para trabalharem juntos para aumentar os salários dos trabalhadores, para alcançar um ciclo de crescimento econômico e distribuição de riqueza que ele havia prometido ao vencer as eleições gerais de outubro.

Os salários reais ajustados pela inflação, uma medida chave do poder de compra das famílias, caíram 1,6% em novembro em relação ao ano anterior, disse o Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (7).

A queda foi mais rápida do que a de 0,7% em outubro e marcou a maior redução desde dezembro de 2020.

A inflação ao consumidor do Japão tem se acelerado com o aumento dos preços da energia e dos alimentos. O índice de preços ao consumidor (IPC), uma medida observada de perto pelo Banco do Japão, subiu em novembro pelo ritmo mais rápido em quase dois anos.

O valor do IPC que o Ministério do Trabalho usa para calcular os salários reais – que define um ano-base diferente, inclui os preços dos alimentos frescos, mas exclui o aluguel equivalente dos proprietários – subiu 1,7% em novembro, mostraram os dados.

Enquanto isso, os ganhos nominais totais em dinheiro estagnaram em novembro, com uma variação de 0,0% em relação ao ano anterior, que quebrou uma sequência de crescimento de oito meses e seguiu um ganho de 0,2% em outubro, de acordo com os dados.

A desaceleração nos salários nominais deveu-se ao aumento da proporção de trabalhadores de meio período que recebem salários mais baixos, disse um funcionário do Ministério da Saúde. Os trabalhadores em tempo parcial representavam 31,87% de todos os trabalhadores em novembro, a maior taxa desde fevereiro de 2019, disse ele.

A remuneração regular ou salário-base – o componente majoritário do total dos rendimentos à vista que determina uma tendência salarial – subiu 0,3% em novembro, após uma queda de 0,2% em outubro.

As horas extras, um barômetro da força da atividade corporativa, aumentaram 2,7% em novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, subindo pelo oitavo mês consecutivo, após um avanço revisado em alta de 2,3% no mês anterior.

Os pagamentos especiais, que consistem principalmente em bônus únicos voláteis, caíram 7,9% em novembro em relação ao ano anterior, mostraram os dados.

GASTOS DE FAMÍLIAS CAEM

Os gastos das famílias caíram 1,3% em novembro em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo, um resultado surpreendentemente fraco em comparação com a previsão do mercado de um ganho de 1,6% em uma pesquisa da Reuters e caindo em um ritmo mais rápido do que o declínio de 0,6% em outubro.

Os números mensais também foram negativos, perdendo 1,2%, mais fracos do que a previsão de um ganho de 1,2%, uma vez que as famílias permaneceram hesitantes em aumentar os gastos, apesar de infecções por COVID-19 mais baixas do que nos meses de verão.

“As infecções por coronavírus já haviam diminuído, então isso sugere que os consumidores permanecem cautelosos sobre as perspectivas”, disse Takumi Tsunoda, economista sênior do Shinkin Central Bank Research Institute.

Os números fracos levantam algumas preocupações para os formuladores de políticas, que esperam que uma recuperação na demanda do consumidor apoie a economia, já que as empresas lutam com custos de importação mais altos devido ao aumento dos preços das matérias-primas que alimentaram a inflação global.

Os gastos do consumidor, no entanto, ainda deveriam apresentar uma recuperação no quarto trimestre após o forte golpe que sofreram no trimestre anterior, disse Tsunoda.

“Haverá um crescimento acentuado, mas o consumo privado não se recuperará dos níveis pré-pandêmicos porque virá de uma base baixa”, disse ele.

O declínio nos gastos com pernoites e alimentação fora de casa pesou no número das manchetes, disse um funcionário do governo, acrescentando que esses itens foram impulsionados por uma campanha no ano passado para estimular o turismo doméstico e as refeições fora de casa.

Os gastos com roupas e transporte aumentaram em comparação com o ano anterior, mostraram os dados.

Dados separados divulgados na sexta-feira mostraram que os principais preços ao consumidor em Tóquio subiram pelo ritmo mais rápido em quase dois anos em dezembro, conforme os custos de eletricidade e combustível aumentaram devido aos preços globais de energia mais elevados, enquanto os preços dos pernoites também aumentaram.

O índice de preços ao consumidor (IPC) da capital do Japão, que inclui produtos petrolíferos, mas exclui os dos alimentos frescos, subiu 0,5% em dezembro em comparação com o ano anterior, o maior ganho anual desde fevereiro de 2020, mostraram dados do governo.

Os salários reais ajustados pela inflação, por sua vez, caíram 1,6% ano a ano em novembro, caindo pelo terceiro mês consecutivo e sendo um presságio de uma recuperação econômica mais forte.

Espera-se que a economia do Japão tenha crescido acentuadamente no trimestre outubro-dezembro de 2021, após o declínio dos casos de coronavírus, embora o aumento do custo dos produtos e a recente disseminação da variante altamente infecciosa do Ômicron estejam semeando algumas dúvidas para as perspectivas.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *