Janela Para o JapãoNotícias

Pesquisa revela que empresas consideram “difícil” meta de mulheres em cargos de liderança no Japão

Um levantamento conduzido pela NHK revelou que mais da metade das empresas entrevistadas afirmaram que alcançar rapidamente a meta estabelecida pelo governo para a proporção de mulheres em cargos de liderança é “difícil”.

O governo estabeleceu a meta de aumentar a porcentagem de mulheres em posições de liderança corporativa, como diretoras e gerentes, para cerca de 30% o quanto antes dentro desta década.

Todas as 100 grandes empresas que foram contatadas para a pesquisa, realizada entre 24 de dezembro e 14 de janeiro, responderam.

Cinquenta e três empresas afirmaram que alcançar a meta em um curto espaço de tempo seria difícil. Apenas quatro declararam já terem chegado ao número desejado, enquanto nove afirmaram que conseguiriam fazê-lo em breve.

Seis empresas declararam que não sentiam a necessidade de alcançar tal meta.

Em muitas das respostas foi comentado que a porcentagem de funcionárias do sexo feminino é baixa, ou que o número de mulheres buscando cargos executivos e de gestão é relativamente baixo.

Algumas empresas responderam que alguns dos cargos de liderança ocupados por mulheres não existiam mais devido a uma diminuição no número de estabelecimentos, causada pela digitalização. Afirmam que tal tendência vem acelerando por causa do impacto da pandemia do coronavírus.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *