Janela Para o JapãoNotícias

ABC Japan promove seminário sobre autismo e outros transtornos do desenvolvimento infantil

A NPO ABC Japan vai promover no dia 23 de fevereiro um seminário online sobre autismo e outros transtornos do desenvolvimento infantil, tendo como público alvo professores e cuidadores de crianças que necessitam de atenção especial.
Você certamente já ouviu falar no transtorno do espectro do autismo, pois além de ser abordado nas mídias e escolas, vemos casos em nosso cotidiano. Ou então o TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que sido o mais falado nos últimos tempos.
Apesar de terem se popularizado, a maioria das pessoas não sabe que tanto o espectro do autismo quanto o TDAH fazem parte de um grande grupo que é o dos transtornos do desenvolvimento infantil, ou do neurodesenvolvimento, que são aqueles diagnosticados na infância, e que ocorrem independente de fatores externos, ou seja, a criança já traz desde o nascimento.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5, os transtornos do neurodesenvolvimento são específicos do período inicial do desenvolvimento, e os sinais aparecem normalmente antes dos 3 anos de idade. Eles ocorrem quando há um desenvolvimento desarmônico no sistema nervoso ainda no período intrauterino, em decorrência da atuação de vários fatores, tais como biológicos e genéticos causando inúmeros prejuízos para as crianças nas seguintes funções:
– Socioemocional: É difícil para a criança experimentar, reagir ou demonstrar emoções e sentimentos, podendo ter reações desvinculadas da situação, ser insensível aos sinais de afeto ou ter dificuldades de humor.
– Cognitiva: A criança pode ter dificuldade em perceber, elaborar ou memorizar as informações percebidas, então é muito comum, a criança dizer aos pais ou aos professores que não entendeu as instruções, especialmente se elas tiverem várias sequências, ou forem conteúdos um pouco mais complexos.
– Motora: Refere-se ao grupo de manifestações posturais e gestuais. Assim, a criança pode não conseguir segurar alguns objetos, ter movimentos particulares ou repetitivos ou, por outro lado, pode ser extremamente ágil, ou muito devagar a ponto de não conseguir segurar uma bola, por exemplo.
– Sensorial: Pode afetar apenas o tato, mas também outros órgãos do sentido como paladar, olfato, visão e audição. Muitas vezes a criança tem dificuldade de comer alguns alimentos, ou não consegue tocar em alguns objetos, ou em determinada textura, não consegue ficar com as mãos sujas, etc.
– Percepção: Tem relação direta com a função sensorial, pois o ato de perceber vem depois do sentir, que é a captação dos estímulos externos, pelos órgãos do sentido. Então as crianças, com transtorno do neurodesenvolvimento, podem ter muita dificuldade não só na captação e no processamento das informações, mas também na retenção. Elas podem ter particularidades no olhar, serem hipersensíveis a sons ou a toques e ao mesmo tempo ser insensíveis a dor.
A intensidade das disfunções varia de caso a caso, porém, todos esses quadros, por menor que sejam os déficits, podem atrapalhar sobremaneira o desempenho acadêmico, profissional e também pessoal. Portanto, agora que conhecemos um pouco mais das funções comprometidas nos transtornos do desenvolvimento infantil, fica mais fácil sermos empáticos, nos colocar no lugar do outro, e perceber que há uma grande necessidade do “desadoecimento” e de um olhar muito mais flexível e humano, para lidar com as necessidades específicas de cada criança, assim podemos entrar no mundo delas, perceber como elas se sentem e adaptar nosso conhecimento a elas.

O seminário abordará de forma simples e prática os principais transtornos do neurodesenvolvimento, instrumentalizar professores e cuidadores para perceberem precocemente os sinais e encaminharem para o diagnóstico. Haverá espaço para dúvidas e perguntas sobre o tema, assim como serão discutidas algumas dicas de como lidar com crianças e adolescentes que tem comprometimentos simples ou significativos.
Link para inscrição: https://forms.gle/maosRYdjCTytPaza9

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *