GeralMarília Política

Secretaria da Saúde promove a primeira Assembleia Geral do ano no Caps ComViver

O objetivo do encontro foi continuar a mobilização na I Conferência Municipal de Saúde Mental de Marília, que será concluída em abril

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília promoveu na última terça-feira, dia 22 de março, a primeira Assembleia Geral do ano no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) ComViver, que fica na rua Marquês de São Vicente, 322, no bairro Maria Izabel, zona leste da cidade.

O objetivo do encontro foi continuar a mobilização na I Conferência Municipal de Saúde Mental de Marília, que será concluída no mês de abril, com a eleição de delegados da saúde mental, que representarão o município na III Conferência Estadual de Saúde Mental, marcada para o próximo dia 1º de junho.

O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, falou sobre a Assembleia Geral no Caps ComViver. “Foi um espaço de diálogos entre os diversos atores sociais que avaliaram as necessidades de saúde mental e, com isso, fortaleceu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o protagonismo dos usuários e familiares da saúde mental de Marília. O encontro foi bastante positivo e reuniu representantes de diversos órgãos.”

A participação do controle social foi representada por familiares e usuários dos Caps ComViver, Caps ad/Famema e Caps Infantil Catavento, Comus (Conselho Municipal de Saúde), Comad (Conselho Municipal de Álcool e Drogas), Coletivo de Saúde Mental de Marília, Coletivo de Mulheres, Centro Municipal de Referência da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e representante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Gestores e profissionais dos três Caps, da unidade de internação psiquiátrica do HC/Famema, do Hospital Espírita de Marília (Hospital Dia e a Equipe Multiprofissional em Saúde Mental), os docentes e os estudantes da residência profissional em saúde mental da Famema que também estiverem presentes.

“O trabalho do grupo foi concluído com a identificação dos presentes que aceitaram exercer o papel de delegado nas etapas municipal e estadual das conferências. Marília contará com 24 delegados, sendo 12 representantes do controle social, seis gestores e seis profissionais da saúde mental”, afirmou o secretário Cássio Júnior.

A próxima reunião será agendada pela Comissão Organizadora a Conferência com os delegados para a formação do controle social da saúde mental quanto ao histórico de luta antimanicomial, reforma psiquiátrica brasileira e componentes da RAPS, conforme as portarias ministeriais.